4 de março de 2008

Moisés doidão?

Hmmm, notícia polêmica...

Segundo professor, Moisés agiu sob efeito de alucinógenos

O profeta Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos quando desceu o Monte Sinai e apresentou ao povo judeu os Dez Mandamentos, afirma Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em um artigo provocador publicado esta semana pelo Time and Mind, um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou, e isso é muito provável, de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.

"A Bíblia afirma nesse sentido que 'o povo vê sons' e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode 'ver' a música", acrescentou.

Também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. "Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas", explica.
"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.

Segundo este pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona esta árvore freqüentemente, e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.

Fonte: Terra e AFP

4 comentários:

  1. Uma forma de perceber a realidade para cada ser vivo.
    Quando motivado por forte emoção de conteúdo religioso (ou sob efeito de ervas em rituais), o ser humano é capaz de filtrar ou colorir os estímulos que recebe de sua leitura do mundo. E parece que alucinações coletivas são mais recorrentes do que se pensava. Pesquisas como essa não tiram o mérito da sinceridade por trás das culturas religiosas, mas, sem dúvida, acrescentam um pouco mais de luz na direção de um entendimento sobre o porquê de cada "iluminado" apresentar uma versão diferente (com um deus e um universo próprios). Fantástico tema... o deste post!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Talvez esta seja uma boa explicação. Antes disso, apenas imaginava que Moises queria criar algumas regras para impor a religião e espelhar o medo. Mas esta pode ser uma boa teoria.

    ResponderExcluir
  3. É, mas fico pensando naquela cena de Moisés abrindo caminho pelo mar. Será que tooodo mundo tinha tomado ayahuasca??

    Pra mim soa mais como lenda mesmo, já que "quem conta um conto aumenta um ponto".

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
2leep.com