25 de fevereiro de 2008

Futebol: O Império da Mediocridade - Dimitri Kozma

Se futebol fosse somente a maior perda de tempo da história talvez eu não estivesse escrevendo este texto. Ele é muito mais que isso. É a constatação do vazio existencial que paira pelo mundo e faz suas vítimas tentarem preencher suas mentes com algo que é mais vazio e oco do que o próprio vazio. Pobreza de espírito.

Não obstante tamanha inutilidade, o “esporte bretão” ainda causa um efeito grotesco e muito saboreado nos tempos modernos: o famoso efeito “chegar ao clímax utilizando a genitália alheia” ou como é popularmente conhecido: “gozar com o pau dos outros”, onde o impotente que assiste a aquela excrescência se projeta num ser provavelmente mais ignorante que ele, e que foi escolhido pelas “mãos de deus” para representar a parcela da população que foi excluída. Mas este indivíduo, por incrível que pareça, é ouvido, mas obviamente não tem nada a dizer. Mais vazio.

É quase que uma redenção: “Pegamos alguns miseráveis, enchemos eles de riquezas e calamos a boca da população mostrando que todos têm oportunidades iguais. É só querer e ter força de vontade.” Quer estratégia melhor para criar gado? É quase um “boi de piranha” às avessas.

Mas isso é só uma parte do processo. O principal é realmente o show business... Criar a necessidade pelo inútil para fazer mais fortuna.

Assistir a um grupo de pessoas fazerem exercícios físicos num evento em que existem apenas três possibilidades: ganhar, perder ou empatar. Perdem centenas de horas da vida assistindo algo que vai levar apenas a três conclusões óbvias. Sempre o óbvio, o bobo. Não há mais variáveis, tons de cinza, apenas o óbvio. É mais fácil assim, não é preciso pensar. Vamos preencher o vazio com mais vazio.

Poderia também discorrer sobre minha absoluta incapacidade de entender o porquê de um indivíduo, aparentemente em plena saúde mental, decidir torcer pelo time “A” e se sentir como parte daquele time, “o MEU time”. Ledo engano, cara pálida! Ele não é SEU! Você é simplesmente uma peça na engrenagem que movimenta essa ridícula histeria imbecil e sem propósito.

Uma pergunta que gostaria muito de saber a resposta: O que VOCÊ ganha se “SEU” time ganhar? Quando fiz esta pergunta a alguns destes pobres seres, a única resposta que proferem é algo como: “Ganho alegria”. Puxa... É uma forma tão triste de ganhar alegria...

Outro dia vi um trecho de um desses programas em que alguns acéfalos discutem sobre futebol e suas idiossincrasias... Senti um enorme constrangimento alheio quando ouvi um dos idosos senis ponderando, com a máxima seriedade, sobre a virilha do jogador Fulano por mais de 10 minutos. 10 MINUTOS FALANDO SOBRE UMA VIRILHA!!!! A FAMOSA VIRILHA EM REDE NACIONAL!!!!

Fico triste em ver tantas oportunidades sendo perdidas, tanto tempo valioso que poderia ser aproveitado com coisas realmente interessantes (nem entro no mérito da importância para a humanidade ou cultura para as massas, pois estou falando de entretenimento simples e puro). Porque perder tanto tempo com isso? Porque gerar tanta discussão sobre um assunto tão idiota?

Infelizmente isto não é privilégio só do Brasil. Assistir a entediante prática de uma pessoa se exercitar é um costume mundial e nada vai mudar isso... Só queria entender qual é o objetivo dessa atitude. O que se leva disso tudo? Onde está a diversão?

Mas isso tudo que escrevi acima não importa. Desculpem-me quem leu até aqui tamanha ofensa. O que importa é saber se o “Curíntia” ganhou ou se empatou com o “Parmera”.

Dimitri Kozma – 25/02/2008

Dica de Game - Haluz 1 e 2

Eis aqui dois games gratuitos de um estilo que despontou faz alguns anos na internet. É um estílo meio "empírico", que mistura adventure com estratégia, porém dedicado aos jogadores casuais e com cenários bonitos e agradáveis, quase obras de arte interativas. As soluções para os quebra-cabeças as vezes são bem esdrúxulas, mas neste estilo de game, geralmente é impossível do jogador morrer, ou seja, vale pelo desafio de descobrir o segredo para avançar para a próxima fase. Conheçam Haluz:

Haluz 1

Link: http://www.haluz.eu/1/

Jogar!



Haluz 2

Link: http://www.haluz2.net/

Jogar!

"ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS" traz o surrealismo para o cinema brasileiro - Release

Fabiana Ferlin

Um filme para ser visto sem as travas psíquicas impostas pela sociedade. Esta é a proposta de “Entre Espelhos e Sombras", curta-metragem no estilo surrealista do diretor independente Dimitri Kozma. Finalizado em 2007, o filme mostra a história de um homem à procura de Deus e de uma mulher em busca de respostas, em uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana.

"Entre Espelhos e Sombras" partiu do desafio de se produzir um curta-metragem surrealista no Brasil, com verba mínima e em um curto espaço de tempo. O roteiro foi escrito por meio de uma técnica chamada pelos artistas surrealistas de "automatismo psíquico", que busca extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem o controle da razão. Na composição do roteiro, foram utilizadas apenas algumas anotações de cenas-chave e, em seguida, deixou-se a história fluir como em um sonho, permeado por imagens produzidas pelo subconsciente.

Inspirado nas grandes obras do cinema surrealista, como o precursor "Um Cão Andaluz", de Luis Buñuel e Salvador Dali, e em alguns trabalhos de Alejandro Jodorowsky e David Lynch, "Entre Espelhos e Sombras" possui componentes de sonhos que se relacionam buscando uma realidade paralela, que valoriza o onírico, os desejos interiores e deixa a imaginação livre. Uma herança simbolista de tristeza e melancolia, bem como elementos da psicologia freudiana, podem ser reconhecidos em diversos trechos. Um dos exemplos é o peixe, um símbolo fálico de acordo com Freud.

O cinema surrealista tem como principais características a abolição da lógica na produção e a ruptura com a própria linha de compreensão. Dimitri Kozma optou por esse estilo pouco difundido em uma tentativa de romper com o "status quo", o conservadorismo e a obviedade. "Sabia, desde o começo, dos desafios desta empreitada. Gosto do cinema convencional também, não o descarto, mas acredito que é preciso oferecer outras opções que fujam do padrão, quebrem algumas regras", explica.

Experiência surreal

Segundo o diretor, como a maioria das obras surrealistas, “Entre Espelhos e Sombras” corre o risco de ser mal-interpretado, pois demanda certa capacidade de abstração à qual a maioria do público não está acostumada. "Digo acostumada porque todos têm a capacidade de entender e abstrair. A questão é que, como os espectadores recebem tudo de ‘mão beijada’ nos blockbusters, eles se desacostumaram. Fiz questão de colocar, logo no início do filme, a palavra 'interprete', como um aviso de que aquele não será um filme que já vem mastigado e digerido, que será necessário ligar outra chave na mente para assistir."

Para Dimitri Kozma, não há uma cultura de se produzir cinema surrealista no Brasil e, sem esta tradição, obviamente não há público interessado. "O filme surrealista é uma experiência muito diferente do convencional, que possui história linear e que obedece a critérios narrativos, como apresentação de personagens, conflito e resolução. No surrealismo, estas barreiras são quebradas e o filme é mais uma experiência audiovisual, um mergulho na mente, num mundo de sonhos, que faz sentido diferente para cada um dos espectadores. É uma viagem pela própria mente”, declara Kozma.

Com sua recente obra, Dimitri espera proporcionar uma experiência intuitiva e o espectador deve estar preparado para isso. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam, interpretem e tenham a sua própria versão do filme, uma experiência única e individual. “A tag do filme explica um pouco sobre isso: Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre a sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir. Interpretar este filme pode dizer muito sobre você”, esclarece o diretor.

Filmagens

Com uma equipe pequena e bem entrosada, o curta-metragem “Entre Espelhos e Sombras” foi filmado na cidade de São Paulo, em dois dias, um tempo curto para o grande volume de cenas. As gravações foram feitas da forma mais natural possível, com interferência discreta nos cenários e evitando modificar muito a luz natural. “Como filmamos em mini-DV, a imagem granula demais em alguns momentos. Trabalhamos esta granulação propositadamente como linguagem. Optamos também por evitar ao máximo o uso do tripé, utilizando, sempre que possível, a câmera na mão”, declara Kozma.

Sinopse

Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir.
Cuidado! Interpretar este filme pode dizer muito sobre você.

Ficha técnica

ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS
2007 - Color - Brasil – 19 min 33 seg
Curta metragem – Fantasia Surrealista

Escrito e dirigido por: Dimitri Kozma

Elenco
Mulher: Simone Vaz
Personalidade oposta: Maria Claudia Kozma
Homem em busca de Deus: Alejandro Ferraiolo
Personalidade do quarto escuro: Cíntia Albuquerque
Criança no sinal: Thiago Narita
Vultos do quarto: Pamela Jaque, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma

Produção: Dimitri Kozma, Pameja Jaque
Assistente de produção: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma
Fotografia, câmera e direção de arte: Dimitri Kozma
Edição: Dimitri Kozma
Cenários e locações: Simone Vaz, Pamela Jaque
Figurino e maquiagem: Simone Vaz, Maria Claudia Kozma, Pamela Jaque
Efeitos especiais: Dimitri Kozma
Música e efeitos sonoros: Dimitri Kozma
Ilustrações e CGI: Dimitri Kozma
Making of e stills: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque

Agradecimentos: A toda equipe, Fabiana Ferlin, Game Surrealidade, Administração do Cemitério Campo Grande, Luis Buñuel, André Breton, Salvador Dali e aos surrealistas do mundo.

São Paulo, Brasil.
Gravado em dezembro de 2005, fotografia adicional realizada em 2007
Finalizado em agosto de 2007

Copyright © 2007 - Dimitri Kozma.
dimitrikozma@gmail.com

Hotsite do filme:
www.orbemidia.com/espelhos

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31202602

Assista ao filme aqui:
http://videolog.uol.com.br/video?294931

ou aqui:
http://www.sopadecerebro.com/2008/02/entre-espelhos-e-sombras-curta.html

Ilustrações Cartoon - Dimitri Kozma

Mais algumas ilustras em estilos diferentes.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com