20 de novembro de 2010

Entre Espelhos e Sombras - Entrevista de Dimitri Kozma

Recebi um e-mail da jornalista Angélica Almeida com comentários e algumas perguntas sobre meu curta surrealista ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS. Em breve fará parte de sua tese, mas como achei interessante, publico aqui os comentários e minhas respostas.

Angélica Almeida
Alguns estudiosos dividem o surrealismo em duas correntes de pensamento, sendo uma que valoriza a distorção e a justaposição de imagens e a outra em que há maior liberdade da mente, vazão ao inconsciente sem nenhum controle da razão e utilização de muitas cores.  No release do filme há referências de grandes obras do cinema surrealista, como o precursor "Um Cão Andaluz", de Luis Buñuel e Salvador Dali, e em alguns trabalhos de Alejandro Jodorowsky e David Lynch.  Salvador Dali, por exemplo, se enquadra na primeira corrente de pensamento. Você considera que o filme é uma mistura dessas duas vertentes, ou tem delimitações bastante claras de uma delas?

Dimitri Kozma
Sem duvida o filme e' uma mistura das duas vertentes do surrealismo.
Acredito que seja muito dificil trabalhar exclusivamente com uma ou outra vertente, pois sempre havera uma certa influencia em ambas as partes. Liberar o inconsciente sem nenhum controle da razao pode ser um objetivo de muitos surrealistas, mas sempre teremos algumas barreiras psiquicas ou influencia da distorcao consciente neste processo. Ate mesmo para refinar o trabalho e tentar preencher algumas lacunas.


Angélica Almeida
Pablo Picasso tentou expressar os sentimentos, desejos e projeções associados ao corpo da mulher em muitas de suas obras, em algum momento foi tomado como referência algum de seus trabalhos?

Dimitri Kozma
Nao. As referencias maiores sempre foram Dali, Bunuel e Jodorowsky. Passando por Magritte e Bosh. Mas tentei nao usar muitas influencias, e sim construir um universo proprio para o filme. Obviamente o que foi vivenciado um dia e esta guardado em nosso inconsciente acaba aflorando de uma forma ou de outra no resultado do trabalho. Mas nada de forma intencional.


Angélica Almeida
Apesar da despreocupação com o enredo ou com a construção de uma linearidade na história, há algum fator que liga diretamente o homem à procura de Deus e de uma mulher em busca de respostas, tendo em vista o paradoxo entre o religioso e o profano e a simbologia da mulher como a emergência dos sentimentos mais desconhecidos?

Dimitri Kozma
Interessante observacao. Nao saberia responder ao certo, deixo a conexao para cada espectador.
O enredo acontece paralelamente com os dois personagens. E esta inquietacao, esta eterna busca de ambos, pode ser um elo de ligacao. Eles estao a procura de algum fator externo para preencher um vazio interno.

Gosto de trabalhar com simbologias, e no filme inseri varios momentos e detalhes em que este conflito entre o religioso e profano se chocam, mas prefiro que as pessoas que assistiram ao filme tenham sua propria percepcao e interpretacao da historia.


Angélica Almeida
Há alguns símbolos que são comuns ao surrealismo, como o peixe (que remete ao consciente e ao mesmo tempo ao fálico); o relógio (que descreve movimento perpétuo, mecanicismo, autonomia existencial); objetos cortantes (sacrifício, libertação ao cortar laços da ignorância) e a máscara (retratando o onírico, o estranho, o medo, o diabólico e também o sagrado). Esses símbolos foram utilizados com essa intencionalidade ou são comuns a outros projetos de sua autoria?

Dimitri Kozma
Muitos deles sao comuns em meus trabalhos, tanto de pintura, como audio-visual e literatura. Alguns foram inseridos com intencionalidade, como o peixe, por exemplo, que e'  um importante simbolo no surrealismo e no filme esta representado exatamente da forma que ele significa. Outros simbolos foram inseridos sem a intencao clara, criados via automatismo psiquico, mas que acabam tendo coerencia com os outros elementos.


Angélica Almeida
Apesar de informar que foi evitada a modificação brusca a luz natural, percebe-se em muitos trechos a utilização de luzes, ora em tons frios, ora em tons quentes. O uso do vermelho, laranja, amarelo e azul e a saturação da luz tem algum significado especial para o desenvolvimento do curta?

Dimitri Kozma
Sim. As luzes servem para causar impressoes diferentes de acordo com a sensacao que queremos transmitir com cada cena. Algumas delas servem para trazer o sentimento de opressao, outros uma certa liberdade, etc. O filme trabalha muito com as emocoes do espectador e o objetivo das luzes e' para acentuar isto.


Angélica Almeida
A escolha do nome Entre Espelhos e Sombras tem um motivo especial no que se refere ao conflito de identidade dos personagens e da própria sociedade?

Dimitri Kozma
O nome inicial do filme seria "Espelho de Carne", que na verdade representa a historia da mulher, com seus conflitos internos com suas personalidades e dualidades e a forma como ela lida com sua sexualidade. Apos a edicao inicial do filme pronta, descobri que ja existia um filme com este nome e resolvi pensar em outro titulo. As coisas no mundo surreal acabam acontecendo de formas inexplicaveis as vezes, e surgiu entao o titulo "Entre Espelhos e Sombras", que achei muito mais significativo, refletindo este conflito internos dos personagens e influencias externas da sociedade, deixando ainda um espaco maior para a interpretacao.


Angélica Almeida
O reconhecimento do seu trabalho depois da primeira edição do RioFan atingiu progressos em relação à aceitação do público?

Dimitri Kozma
Sim. Com certeza o RioFan ajudou muito na divulgacao do meu trabalho. O Surrealismo no cinema ainda e' muito marginalizado, nao so no Brasil como no mundo. Parece que o grande publico nao se interessa por pensar, pelo menos nao pensar de formas diferentes. Acho importante produzir um trabalho que nao mostre tudo mastigado, obvio, um trabalho que ofereca um ponto de partida que permita que o publico construa suas proprias ideias, que tenha seus sub-textos e leituras alternativas.

Depois do RioFan muitas pessoas me procuraram querendo discutir o filme, com ideias diferentes sobre ele. Gosto muito disso. Obviamente um filme como este nao vai jamais atingir um status de blockbuster, nem mesmo via internet, mas muitas pessoas tem se mostrado interessadas em minha arte e e'  para este publico que trabalho.



Para quem ainda não assistiu ao curta, segue abaixo a versão completa:

ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS - Surreal short - Dimitri Kozma from Dimitri Kozma on Vimeo.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com