11 de abril de 2008

O Massacre da Serra Elétrica – Por Leandro Aguilar

Quando se trata de filmes de terror este filme é assustador, é agonizante, é perturbador, é genial. Tobe Hooper foi simplesmente fantástico ao nos entregar este que é um marco nos filmes deste gênero.


Confesso que quando assisti este filme pela primeira vez, em 1990, fiquei uns dois dias sem dormir. As cenas me deixaram, e deixam, chocado até hoje. Talvez por ter sido baseado em fatos reais. Mais adulto, assistiu inúmeras vezes. Mas faltavam algumas peças do quebra cabeça. Peças que seriam encaixadas com o filme Massacre da Serra Elétrica O Inicio. Mas isto é um assunto eu quero tratar depois deste.

Então vamos ao que interessa:

O filme começa quando um grupo de cinco jovens, sendo dois casais formados por Sally Hardesty (Marilyn Burns) e seu namorado Jerry (Allen Danziger), e Pam (Teri McMinn) e Kirk (William Vail), além do irmão inválido de Sally, Franklin Hardesty (Paul A. Partain), decidem fazer uma visita na casa, onde Sally e Franklin viveram. Além de verificar no cemitério local se não havia violação do túmulo de seus ancestrais, pois haviam recebido notícias sobre profanações das tumbas.

No caminho eles encontram um homem muito estranho chamado "Hitchhiker". Porém eles nem imaginariam o que estava prestes a acontecer a eles, quando encontram em seu caminho uma família de canibais loucos.

Eis que surge a lenda "Leatherface”, um homem deficiente mental que usa uma máscara criada de retalhos de pele humana e cuja sua principal arma é uma serra elétrica. Leatherface começa a persegui-los. Um a um vão sendo capturados e torturados até a morte. A cena mais perturbadora é quando Leatherface pendura uma das jovens vivas num gancho que se ela fosse um animal a ser abatido.

Ou será o violento golpe de uma mareta na cabeça, com seu corpo se debatendo em horríveis espasmos do sistema nervoso, seguindo o mesmo método brutal com que se abate um boi ou porco? Ou ainda o momento em que um outro jovem paraplégico em uma cadeira de rodas é surpreendido pelo maníaco e retalhado através da ação devastadora, sangrenta e altamente dolorosa de uma moto-serra? Difícil dizer qual a melhor cena.

O mais espantoso é que nos vemos presos ao filme. Percebemos e assimilamos o desconhecido. Incorporamos alguns momentos de coragem e de medo. Agonizamos por dentro, assim com as vítimas no filme, e gritamos de espanto também.

Na minha opinião este filme sempre será, pelo menos para mim, um marco dos filmes de terror.

Ficha técnica:

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, Estados Unidos, 1974). Vortex, 82 minutos, Cores Direção: Tobe HooperRoteiro: Kin Henkel e Tobe HooperProdução: Kim Henkel, Tobe Hooper, Jay Parsley, Lou Peraino e Richard SaenzMúsica: Wayne Bell e Tobe HooperFotografia: Daniel PearlEdição: Larry Carroll e Sallye RichardsonDireção de Arte: Robert A. BurnsElenco: Marilyn Burns (Sally Hardesty), Allen Danziger (Jerry), Paul A. Partain (Franklin Hardesty), William Vail (Kirk), Teri McMinn (Pam), Edwin Neal (Hitchhicker), Jim Siedow (Old Man), Gunnar Hansen (Leatherface), John Duggan (Grandfather), Robert Courtin, William Creamer, John Henry Faulk, Jerry Green, Ed Guinn, Joe Bill Hogan, Perry Lorenz, John Larroquette (narrador da introdução).

CORPO ABJETO - HQ de Horror - Dimitri Kozma

Corpo Abjeto é uma história em quadrinhos com horror e erotismo, propositalmente tem um final um pouco dúbio.
Já sabe, clique na imagens para ampliar.

ESCARRO - Poesia surrealista de Dimitri Kozma

Escarrei no chão e percebi que escarro em carro
Ex-carroça, sem sarro.

Salvo o calvo
Abro o alvo

Sempre delinquente...
Esperava dormente, doente, a crente frente a gente

Acabo de cortar o rabo
Brabo filho de um nabo

Simples escalada
Se fazia calada
e Estava pelada
e Se sentia sagrada

Pleno esguicho
Pegou o nicho
Parecia bicho

Tropecei no escarro
pensei que era carro

Esculpi
Ex-cuspi
Ex-Tupi
Ex-
Ex-sarro
Ex-carro
escarro

Cuspi no carro
carro quebrou
pro saco foi
escarrei no ex-carro

Dimitri Kozma
31/01/2002

Patrão e Empregado 28 - O que um patrão pensa de seu empregado - Dimitri Kozma

Esta é a última charge dessa série. Não sei se vocês gostaram, mas como eu falei, estou publicando simplesmente pra dar algum destino a este trabalho que fiz faz mais de 10 anos para um cliente estelionatário que não pagou.
Realmente acho as piadas que o cara escreveu bem fracas, mas é a vida...

O que um patrão pensa de seu empregado
" - Empregado puxa o saco e acha que a gente não percebe."

Related Posts with Thumbnails
2leep.com