22 de novembro de 2009

MostraVídeo Itaú Cultural - Cinema de Bordas - Horror Capiau

Mais uma matéria sobre o cinema de bordas no blog da Mostra Vídeo, do Itaú Cultural, que exibe mais uma vez meu curta Trash "Horror Capiau".
A Mostravídeo Itaú Cultural acorre no período de 01/11/2009 à 30/11/2009, nas cidades de Belo Horizonte e Vitória.

Acesse o blog do evento aqui.

Bordas

Os filmes de ficção feitos por realizadores amadores às bordas do cinema institucionalizado sempre constituíram uma grande aventura. Tal aventura tem se intensificado de maneira generalizada, no mundo todo, a partir do surgimento de novas tecnologias de captação, edição e distribuição de imagens e sons através da internet.

Com isso, centenas de novos produtos e diversas novas particularidades vêm se somar ao que a pesquisa sobre o cinema brasileiro de bordas vem recolhendo nos últimos três anos, suscitando dicussões interessantes sobre o recorte escolhido para cada seleção de filmes.

Na Mostravídeo de novembro, priorizaram-se obras comunitárias que dão destaque ao caráter local dos produtos audiovisuais. Nesse sentido, realizadores sem formação alguma na área do audiovisual (como Manoel Loreno e Francisco Caldas de Abreu Jr) juntam-se a realizadores com formação universitária (como Joel Caetano e Dimitri Kozma) no espírito de contar histórias próprias em parceria com os amigos mais próximos, mas sempre recorrendo a um repertório comum obtido através dos produtos midiáticos.

Não por acaso, o caráter comunitário desse tipo de produto cultural tem despertado interesse do próprio cinema mainstream brasileiro e estrangeiro, que, nos últimos anos, tem trazido filmes que tratam das realizações amadoras. Entre esses filmes, podemos destacar “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado, e “Rebobine por favor”, de Michel Gondry. Esses dois longas recentes de grande sucesso comercial tematizaram justamente um tipo de atividade cultural que, nos últimos anos, tem sido experimentada por um número cada vez maior de pessoas, mas, ao mesmo tempo, se dispersa e perde parte de seu caráter de aventura.

Assim, filmes como “Loreno contra o espantalho assassino”, realizado em Mantenópolis/ES, ou “Rambú III – O Rapto do Jaraqui Dourado”, feito na periferia de Manaus/AM, ganham uma surpreendente força reveladora da paixão pelo cinema e da intensidade da expressão audiovisual, inclusive quando esta se dá de maneira intuitiva e espontânea.

Fonte: MostraVídeo Itaú Cultural

Quer assistir ao trash Horror Capiau? Assista abaixo:


2007 - Color - Brasil - 9 min
Curta metragem - Horror - Dimitri Kozma. - Corte Seco Filmes

Um exercício de improvisação sobre o horror e o caipira.

Experimento da produtora Corte Seco Filmes. Horror Capiau é um curta filmado em aproximadamente 20 minutos, durante um intervalo de trabalho da equipe, sem qualquer recurso técnico ou roteiro definido.

A idéia deste filme foi trabalhar com o estilo conhecido como "horror Redneck", até então inexplorado no Brasil. Este sub-gênero do horror prioriza as cenas fortes e bizarras em detrimento a um roteiro mais elaborado. Utiliza-se de paisagens e personagens rurais, subvertendo seu sentido ingênuo.

capiau - s. m., Brasil,
Caipira, habitante da região rural. Em geral não possui instrução ou trato social. Rústico. Homem do mato.

horror - s.m.
O que é horrível, sentimento de aversão por algo, medo, susto, terror

Elenco
(ordem de aparição)
Cego: Rubens Mello
Capiau: Raphael Borghi
Vítima 1: Geisla Fernandes
Vítima 2: Caio Marins
Vítima 3: Renato Siqueira
Vítima 4: Lenny Dark

Direção: Dimitri Kozma
Assistente de Direção: Rubens Mello
Roteiro: Rubens Mello, Raphael Borghi, Geisla Fernandes, Dimitri Kozma
Produção: Geisla Fernandes, Raphael Borghi, Rubens Mello, Dimitri Kozma
Fotografia e Câmera: Dimitri Kozma
Edição: Dimitri Kozma
Efeitos Especiais: Rubens Mello
Efeitos sonoros: Dimitri Kozma
Agradecimentos: Liz Marins

"Projeto Redneck " -- Versão Dimitri Kozma

São Paulo, Brasil.
Gravado em novembro de 2007
Copyright © 2007 - Corte Seco Filmes

Teatro Mágico - Show - 02-10-2007

Acabo de subir alguns trechos do antológico show de Fernando Anitelli e o Teatro Mágico que gravei em 2007 no Centro Cultural São Paulo. Me lembro que peguei uma fila enorme para comprar os ingressos, algo inacreditável.

Como sempre, um espetáculo imperdível de qualidade. Arrisco a dizer que é a melhor banda brasileira da atualidade... Não é só um show, é um espetáculo visual acompanhado de música de altíssima qualidade.

A imagem não está muito boa, pois foi gravada com uma câmera fotográfica tosca, mas serve como registro desta maravilhosa banda. Atenção especial para o terceiro vídeo, com um belíssimo número circense.











Related Posts with Thumbnails
2leep.com