5 de outubro de 2009

Top 10 - Os melhores desenhos animados avulsos da nossa infância

Nosso Top 10 de hoje é muito especial! Por não achar um nome mais apropriado, chamo esta lista de "Os melhores desenhos animados avulsos da nossa infância".
Lembra daqueles desenhos que passavam raramente nas secões habituais dos programas infantis? Muitos deles dos anos de 1940, em um tempo longe do politicamente correto que depois se institucionalizou e banalizou o mundo das animações. Vários momentos memoráveis que parecem vivos em nossa memória e tantos outros escondidos em algum lugar de nosso inconsciente.

Prepare-se, pois nosso Top 10 vai fazer um mergulho no tempo e trazer na íntegra estas maravilhosas animações antigas que ninguém nunca deu tanta atenção, mas que eram extremamente bem realizadas e com momentos antológicos!

A grande maioria destes desenhos animados fazem parte de uma série chamada "A Foolish Fable", criada por Walter Lantz, o criador do Pica-Pau. Por isso, era geralmente chamado no Brasil como desenhos da Turma do Pica-Pau. Mas não se iludam! A maioria destes desenhos eram profundos, tocantes e inesquecíveis!

10 - Scrub me Mamma with a Boogie Beat
1941 - Cartune Classics, Walter Lantz Productions. Animação um tanto quanto racista e estereotipada.


9 - Mother Goose On The Loose
Desenho animado de 1942 dirigido por Walter Lantz. Não encontrei a versão em português, mas aí vai este desneho com vários momentos inesquecíveis.


8 - Song of the Birds - Little Audrey(Cartoon)
A pequenina Audrey (Não lembro do nome no Brasil) se diverte com uma espingarda, atirando inocentemente em filhotes de passarinhos e outros animais!!!


7 - O cachorro falante
O sujeito deve pagar a hipoteca mas compra um cachorro falante. Clássico!


6 - Misturada Louca - Crazy Mixed Up Pup
O sujeito e o cachorro são atropelados e o médico mistura o plasma humano com o plasma canino. Esta animação avulsa pode funcionar junto com a do cachorro falante.


5 - Tex Avery Chilly Willy The Legend Of Rockabye Point
Animação de 1955. Essa foi difícil de achar, mas tinha que entrar na lista de qualquer forma! Faz parte da turma do Picolino, e conta a história de um urso que quer roubar comida de um armazém viagiado por um cachorro dorminhoco. A música de ninar foi gravada a fogo em nosso cérebro infantil.


4 - Sh-h-h-h-h-h
Tex Avery escreveu e dirigiu este desenho para a Walter Lantz Cartune em 1955.
O sujeito estressado não pode mais ouvir nenhum barulho ou morrerá. Seu psiquiatra recomenda um retiro nos alpes, mas as coisas não acontecem como o esperado. O "plot twist" do final é ótimo!


3 - A Princesa Adormecida - The Sleeping Princess
Um marco das produções de Walter Lantz. Lançado em 1939 com direção de Burt Gillett
A história da bela adormecida em uma paródia com muito humor negro. Para mim, esta sempre foi a versão oficial da história. O príncipe bobão dizendo "Eu nunca beijei uma garota" é um clássico instantâneo!


2 - Ratinhos Preguiçosos (Three Lazy Mice - 1935)
3 ratinhos preguiçosos fingem serem cegos para não precisar trabalhar. Cançoes que sempre nos lembraremos e um estilo visual bem peculiar! Lindo desenho!


1 - A Tartaruga Voadora - The Flying Turtle
Esta animação merece sem dúvida o primeiro lugar! A Tartaruga que queria voar é a melhor animação da infância. De uma beleza incrível, o final triste ecoa até hoje no coração das crianças grandes. OBRA DE ARTE DA ANIMAÇÃO!


(Atualizado)
Graças ao comentário de Julianna Antunes, conseguimos localizar um outro desenho imperdível, Michigan J. Frog. Foi uma falha grave ele não ter entrado neste top 10, então vai como adicional, virando um Top 11.

One froggy evening - 1955 - starring Michigan J. Frog
Esta animação é o número 5 entre os 100 melhores cartoons do mundo. A música é inesquecível!

El espectro del bosque - Animação

Curta metragem animado em um estilo bem peculiar, criado por Andrés Borghi, da kamikaze producciones, Argentina.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com