28 de fevereiro de 2010

Crítica - Avatar e o Poder do Marketing

Acabo de assistir ao filme "obrigatório senão você é bobo e vai ficar por fora da moda" Avatar. Esperei passar um pouco a loucura dos cinemas lotados, mas falaram tanto deste filme que acabei me rendendo... O novo filme de James Cameron era o que eu esperava, um monte de efeitos especiais e nenhuma verba para o roteiro. Raso e cheio de clichês, como sempre fazem.

Não há nada de tão novo como a máquina de Marketing Hollywoodiana alardeou, nem nos efeitos, nem no 3D, que é igual a todo 3D atual já feito. Você acaba até se esquecendo do recurso no meio do filme, e acaba nem fazendo muita diferença... Onde o 3D de Avatar revoluciona o cinema como dizem? Não vi nada demais...

O CGI realmente é interessante e eleva um pouco o padrão na captura de emoções de alguns personagens. Alguns, porque o personagem principal, vivido pelo cara que apareceu do nada e deve ter comido (ou dado, sei lá) muita gente em Hollywood, Sam Worthington, e que está presente em 11 de cada 10 blockbusters da atualidade. O fulano é tão expressivo quanto o nosso querido e estimado Cigano Igor. Se queriam demonstrar as emoções do CGI e da nova tecnica de captura de movimentos e emoções faciais, porque escolheram esse indivíduo tão emocional quanto um copo?

Dando o braço a torcer, a atuação de Zoe Saldana, fazendo a menina Navi, é ótima! E os outros Navi também não deixam a desejar.

Os caras querem nos fazer acreditar que o filme é uma revolução. Revolução em que lugar? Tecnicamente é um bom filme, mas não sei se justifica todo este Hype.

E o roteiro? Tudo que foi apresentado ali já foi visto centenas ou milhares de vezes no cinema. Pocahontas, Coração Valente, Dança com Lobos, Star Wars episódio 6 (com os Ewoks) e centenas de outros filmes com um povo inferior tecnologicamente sendo oprimido e revidando no final. Roteirinho óbvio, mas o mais revoltante é o final. Se você ainda não assistiu e não quer estragar nenhuma surpresa (como se Avatar pudesse ter alguma), pule os próximos 2 parágrafos...

Spoiler...
Porque em 100% dos filmes americanos sempre tem que haver a luta com um maldito finalboss? Um chefe de fase para encerrar o game. Uma lutinha óbvia no clássico estilo american way, na porrada. Como sempre! Imbecilidade! É isso que somos premiados ao pagar um ingresso caro para assistir ao que já vimos! Se ainda fosse um videogame, ainda dava para entender, mas todos os filmes blockbusters estadosunidenses apelam para este final idiota e acéfalo. Distric 9, por exemplo (sei que não é estadosunidense, mas quer ser), começou bem com uma ótima idéia e no final teve uma lutinha idiota exatamente igual a de Avatar. Exatamente igual! Até com alguém pilotando um maldito robô gigante!

Uma dúvida: Alguém explica porque nestes filmes idiotizantes, sempre que está acontecendo uma luta de proporções homéricas e de repente só sobra o chefão final, que escapa milagrosamente de uma explosão e enfrenta sozinho o mocinho do bem? Neste momento todos os personagens secundários desaparecem e vem a estúpida lutinha óbvia para os acéfalos vibrarem com mais do mesmo. Porque acontece isso?
...Fim dos Spoilers

Pelo menos as cenas de ação são boas. Isso a gente já deveria esperar. O filme acaba sendo um leve e agradável passa-tempo. Para quem não liga para um roteiro cheio de furos e clichês, pode receber o que espera. Isso até aumenta um pouco a nota que dou ao filme.

Bom, no final o que sobra? Um filme raso, requentando idéias usadas centenas de vezes e com uma roupagem que nem ao menos é original. No final o que simplesmente é comprovado é a força do marketing e da lavagem cerebral.

Caí direitinho no golpe e dei meus 15 dólares para engordar a conta de James Cameron, para que ele possa demorar mais uns 15 anos para criar mais uma de suas "revoluções vazias".

Por Dimitri Kozma

Ps.: Para completar a desgraça, a música principal lembra muito a insuportável música do Titanic... Ahhhhhhh!

Nota Final:
FICHA TÉCNICA
AVATAR (Avatar, 2009)
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Lola Herrera, Joel David Moore, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Wes Studi, CCH Pounder, Laz Alonso, Dileep Rao, Matt Gerald, Sean Anthony Moran, Scott Lawrence.
Direção: James Cameron
Gênero: Ação
Duração: 161 min.
Distribuidora: Fox Film


Sinopse Oficial: AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.

Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.

Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.

Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com