18 de julho de 2012

Cassiopeia - Primeiro Longa em Computação Gráfica é Brasileiro

Se você tinha consciência no início dos anos 1990 deve se lembrar do ufanismo exacerbado sobre o que alardeavam ser a primeira animação longa metragem criada totalmente em computação gráfica era brasileira e se chamava Cassiopéia. Que foi lançado em 1996.

A história não é bem esta, pois Toy Story foi lançado antes. Mas brasileiro não pode dar o braço a torcer, como foi com Santos Dumont e os irmãos Wright no caso do avião. Eles alegavam que Toy Story usou modelos digitalizados e Cassiopéia não, foi totalmente criado por computador. O resultado foi um filme fraco que é difícil de assistir. Independente do CGI datado, dinâmica lenta e personagens sem empatia, o problema maior do filme é o roteiro, genérico ao extremo.

Bom, veja uma matéria ufanista e tendenciosa do fundo do baú que publico aqui sobre a produção do filme em 1992, publicada no Jornal da Tarde. Intitulada "Cassiopéia: Nem Disney Fez Igual" a reportagem diz que "Um desenho de longa-metragem totalmente animado por computadores está sendo produzido num estídio de São Paulo".

Louvo a tentativa de inovar e ser pioneiro. Os autores merecem todos os créditos e merecem nosso respeito por trabalharem com amor, mas não poderiam se esquecer de algo que nenhuma tecnologia de ponta poderia fazer: um bom roteiro.

Clique na imagem para ampliar.


Ficou curioso? Quer assistir ao filme completo de graça? Assista abaixo:

Cassiopéia O Filme - 1996


A produção de Cassiopéia foi dirigida pelo animador Clóvis Vieira e contou com uma equipe de 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando em 17 microcomputadores 486 DX2-66. O primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics. O filme foi finalizado em janeiro de 1996.

Título: Cassiopéia
Diretor: Clóvis Vieira
Produtor: Nello D'Rossi
Produção: NDR Filmes

Related Posts with Thumbnails
2leep.com