27 de julho de 2009

Frase do Dia

A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens...
E sim em ter novos olhos.
Marciel Proust

Panoramica - Central Park de Burnaby - Fotografia

Tirei esta foto panorâmica no Central Park de Burnaby, Vancouver. Gostei da técnica e em breve vou tirar mais fotos com este recurso, em que é possível ver com muito mais detalhes um cenário grande.

Para criar esta foto, utilizei o novo recurso do Photoshop CS4, que agrupa e organiza dezenas de fotos para formar uma foto maior e mais detalhada.

Clique para ampliar.

Não basta apagar o fogo - Foto

Recebi esta foto por e-mail e ela me tocou...

Existem gestos que expressam mais do que muitas extensas narrações. O homem de bem sempre sabe como agir.

Foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália.

Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação.
(Provérbio Árabe)

Vídeo 3D sem o uso de óculos no Youtube!!!

Mosquito Highway é um vídeo de demonstração de tecnologia 3D no Youtube sem o uso de óculos.

Existem vários tipos de visualizações em 3D, mas a mais impressionante é a 3D Estereoscópica, que é a mesma tecnologia dos novos cinemas 3D, e não aqueles horrorosos óculos vermelhos e azuis (anaglíficos) que não dá pra ver quase nada e ainda por cima dói os olhos.

Pois bem, o 3D estereoscópico (stereoscopic) consiste em 2 imagens que são projetadas simultaneamente (por isso a necessidade de 2 projetores) e com o uso de um óculos polarizado, as imagens são mostradas ao mesmo tempo, uma em cada olho.

Mas o que também é possível fazer para visualizar estes filmes é exibir os 2 vídeos lado a lado e cruzar os olhos, de modo que você fique "meio vesgo" e forme uma terceira imagem no centro. Mantenha seu foco nesta terceira imagem e o efeito 3D é formado. No começo é difícil, mas depois que se aprende, fica cada vez mais fácil.

Não esqueça de colocar o vídeo em tela cheia, isso facilita a visualização do 3D.

Cruzar os olhos pode ser difícil para algumas pessoas que não tem controle dos músculos oculares. Tente se sentar mais longe da tela e praticar.

No youtube, na página do vídeo, tem agora um menu dropdown logo abaixo do vídeo chamado "3D View Style" onde você pode selecionar várias opções, incluindo aquele anaglíficos (de óculos coloridos).

Este vídeo é apenas um teste da tecnologia. Logo muita coisa aparecerá no Youtube, quando este recurso se tornar popular!



COMO ELE FEZ ISSO?
De acordo com o Youtube, vou traduzir livremente:

"Eu simplesmente usei 2 câmeras baratas idênticas e coloquei elas na mesma direção geral, no mesmo nível e com as lentes separadas em cerca de 6 centímetros de distância.
Então eu rescalei os videos na edição e coloquei um do lado do outro. Depois de ter feito o upload, adicionei algumas tags para o youtube validar o recurso 3D. A tag é "yt3d:enable=true yt3d:aspect=3.55:4", foi uma tag customizada especificamente para este vídeo, e pode não funcionar no seu, mas não custa tentar. É só colocar este código em suas tags."

PARA ANIMAR EM 3D:
"Tive que cruzar os olhos para editar em 3D. Foi tudo feito a mão e na base da tentativa e erro."

Abaixo um vídeo adicional com outras dicas para filmar em 3D. Neste video, ensinam a criar o efeito 3D com óculos anaglíficos, mas mesmo assim, dá algumas boas dicas que podem ser transpostas para o 3D estereoscópico.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com