1 de dezembro de 2009

Grave of the Fireflies (Hotaru no haka) 1988 - Crítica de Filme

Vou iniciar aqui no Sopa de Cérebro alguns posts sobre os filmes que tenho assistido recentemente e de alguma forma chamaram a atenção, de forma positiva ou negativa. Podemos chamar de mini-crítica e darei preferência a pérolas obscuras do cinema, obviamente teremos também alguns blockbusters.

Acabo de assistir à animação japonesa produzida em 1988 pelos estúdios Ghibli "Grave of the Fireflies" (Hotaru no Haka) ou "O Túmulo dos Vagalumes", como é conhecido no Brasil e fiquei chocado com o que assisti.

Dirigido por Isao Takahata, baseado no livro homônimo semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, o filme se passa em 1945 em Kobe, no Japão, e conta a história de 2 irmãos, o pré-adolescente Seita e sua pequena irmãzinha Setsuko. Eles perderam os pais durante a guerra e precisam sobreviver naquele pequeno vilarejo, enfrentando fome, miséria e indiferença.

Este filme é considerado a obra mais poderosa Anti-Guerra já feito, e a meu ver tem um impacto emocional maior que os melhores filmes já feitos. Ao final será preciso segurar as lágrimas e um forte aperto no peito vai o perseguir por algum tempo. É uma animação, mas isto é apenas um detalhe. Não se engane, esta animação é muito mais dramática e proporciona uma ligação afetiva muito maior do que poderia proporcionar qualquer filme.

É um filme sofrido de se assistir, não pelo rítmo, que é dinâmico e sempre interessante, mas pela tristeza que ele traz a tona. Não sei onde li este comentário, mas é real: The Grave Of The Fireflies é o melhor filme que você jamais vai querer assistir novamente. Ao final fica um sentimento estranho, um vazio na alma...

Acredito que o impacto emocional que esta animação proporciona jamais nos deixará. Uma obra de arte triste e sensível. Mesmo não nos fazendo bem ao se assistir, é um filme obrigatório!

Notal Final:
Ficha Técnica:
Grave of the Fireflies (Hotaru no haka) - O Túmulo dos Vagalumes - 1988
Diretor: Isao Takahata
Roteiro: Akiyuki Nosaka (Romance) Isao Takahata (Roteiro)
Gênero: Animação | Drama | Filme de Guerra
Link para o Imdb

Frase do Dia

Quando uma porta se fecha, outra se abre. Mas, muitas vezes, nós ficamos tanto tempo olhando, tristes, para a porta fechada que nem notamos que se abriu outra para nós.
Alexander Graham Bell

Aprenda a fazer Maquiagens de Efeito Especial

Alguns vídeos mostrando como se fazer maquiagens de efeitos especiais, como feridas, cortes, tiros, machucados, etc. Ótimos para filmes de terror e afins.

Usa-se um produto chamado Slug, que é uma espécie de massa plástica para passar na pele e dar o efeito real. Depois disso, passa-se uma base umedecida e aplica-se, com uma espátula, o corte da maneira que achar melhor, detalhando com pincel a tinta vermelha e detalhes com tinta preta.

Os vídeos que veremos foram feitos nas Noites do Terror no Playcenter, em que os maquiadores faziam cortes nas crianças em pouco tempo. Pode ajudar a dar uma idéia do processo.









Aqui um vídeo adicional, com um passo a passo de Maquiagem de terror Slug com fratura exposta. Bem didático.

Mais Fotos Bizarras - Seleção Parte 2

Vi que o que o pessoal gosta mesmo são de fotos bizarras, não é? Então vamos a mais uma seleção da mais fina bizarrice fotográfica disponível nos mais escuros becos da internet.

Porto dos Mortos - Terror Brasileiro - Trailer

Veja o trailer do novo longa metragem de horror brasileiro que está prometendo muito. Pela qualidade das imagens do trailer, acho que teremos coisa boa pela frente.

"Porto dos Mortos" será conhecido internacionalmente como "Beyond the Grave". O site oficial do filme é www.beyondthegravemovie.com.
Escrito e dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro, "Porto dos Mortos" mostra a caçada de Adan, um serial killer sobrenatural, que está sendo perseguido por um policial.
A premissa do roteiro não parece lá das melhores, mas vamos dar uma chance, pois as imagens são ótimas.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com