10 de setembro de 2011

A Importância dos Festivais de Cinema

Recebi uma mensagem do jornalista Celso Sabadin com perguntas sobre a importância dos Festivais de Cinema do Brasil para uma matéria do Jornal da ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Como achei interessante, resolvi compartilhar minha opinião sobre o tema aqui no Sopa de Cérebro também.

1. Você acha importante a existência de vários festivais de cinema pelo Brasil? Por que?

Sim. Fundamentais. Principalmente festivais de cinema alternativos, que permitem abrir espaço para filmes experimentais e fora do padrão.

Além disso a mentalidade dos organizadores precisa mudar, os filmes devem ser aceitos em todos os formatos existentes e o envio do filme deve ser permitido via digital (download) tambem. Alem disso, as incrições devem ser gratuitas sempre. Não há sentido em cobrar dos realizadores.

Isto vai ampliar a oferta e consequente diversidade dos festivais.

2. Você já teve seu filme exibido em algum Festival? Em caso positivo, qual foi ele e se esta exibição ajudou, de alguma forma, a carreira do filme.

Sim. Já tive alguns filmes, inclusive ganhando prêmios.

Minha animação "O Colecionador" venceu o Festival do Minuto, além de festivais internacionais, e abriu muitas portas.

Meu curta metragem "A Carne" também venceu alguns festivais, entre eles os 3 maiores prêmios do festival de cinema de Jacareí. (melhor filme ficção, direção e roteiro). Também abriu diversas portas para o filme, que está sendo exibido em vários lugares do circuito alternativo e estou negociando o lançamento do filme no exterior.

Meu Curta surrealista experimental "Entre Espelhos e Sombras" foi exibido no festival Riofan, de cinema fantastico do Rio de Janeiro e ganhou boa visibilidade lá. Mostrando o cinema surrealista contemporâneo brasileiro. Ganhou dezenas de fãs que me escrevem elogiando o trabalho e incentivando para próximos filmes.

De qualquer forma, acho que não devemos ficar restritos a festivais, o filme é do mundo, devendo ser disponibilizado na internet para quem quiser assistir livremente. A mentalidade está mudabndo, e a importância de se organizar mais festivais online e gratuitos deve ser avaliada com muita atenção.

Related Posts with Thumbnails
2leep.com