19 de junho de 2011

Top 10 - As Melhores Revistas em Quadrinhos de Todos os Tempos


Veja a lista das 10 melhores revistas em quadrinhos de todos os tempos já publicadas no mundo.

O horror foi um dos mais populares gêneros nos quadrinhos no Brasil entre as décadas de 1950 a 1980, mas foi soterrado pelo lixo acéfalo de super-heróis, despejado por lobby das grandes e massificadas editoras estados unidenses e que acabou definitivamente com a criatividade nos quadrinhos. Hoje em dia as pessoas nem sabem o que é ler uma boa história autoral e rica em conteúdo.Tudo virou super-herói, até o que eles chamam terror acabou sendo histórinha de super herói...

Selecionei o que existe de melhor nos quadrinhos universais, incluindo aí até histórias de heróis que possuem qualidade. Este é o Top 10 das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos. Pode não ser definitivo, mas é quase. Acho muito difícil que os primeiros lugares sejam substituídos algum dia.

Participe dando sua opinião.

10 - Conan, O Bárbaro - Diversos Artistas
A série de espada e fantasia traz histórias com muita ação e violência com bons traços. Principalmente as publicadas na revista "A Espada Selvagem de Conan", com capas extremamente bem pintadas.



9 - Calafrio - Editora D-Arte - Rodolfo Zalla
Criada pelo argentino Rodolfo Zalla e por Eugênio Colonnese, a editora D-Arte nos trouxe grandes obras dos quadrinhos, principalmente na revista "Calafrio". Pessoalmente não gosto muito do traço de Zalla, mas a revista teve diversos outros artistas, como Mozart Couto, com obras primas imortalizadas nas páginas desta clássica revista dos anos 80.
Outra publicação da editora era "Mestres do Terror", nos mesmos moldes, mas não tão boa, pois tinha as batidas histórias com Dracula, Múmia, etc.



8 - Spirit - Will Eisner
O precursor das histórias de detetives é muito melhor que tudo que apareceu depois do gênero. Publicada inicialmente em 1940, é incrível como o traço e estilo é moderno e inovador, mesmo para os padrões de hoje. Menção para a obra completa de Will Eisner, que é simplesmente gênio.



7 - Chiclete Com Banana - Angeli
Pensei em colocar R. Crumb na lista, mas coloco seu paralelo brasileiro, Angeli. Na revista underground que circulava nos anos 80 no Brasil, desfilaram personagens inesquecíveis, como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Os Escrotinhos e tantos outros, num humor politicamente incorreto e genial. Sem contar o ótimo traço.



6 - Maus: A Survivor's Tale - Art Spiegelman
Nazistas retratados como gatos e os judeus como ratos numa história forte e que marcou época. Criada por Art Spiegelman, Maus é quase uma unanimidade e recebeu inumeros prêmios.



5 - Akira - Katsuhiro Otomo
O manga da lista não poderia ser outro. A saga criada por Katsuhiro Otomo ressoará para sempre na cultura pop e em nossos corações. A história de Kaneda e Tetsuo Shima recebeu uma ótima animação, mas que não faz jus a complexidade da trama de ficção científica contada nos quadrinhos lindamente ilustrados. Obrigatório.



4 - Séries de Ficção Científica criadas por Moebius (ou Jean Giraud)
O Francês Moebius influenciou tantos outros artistas com suas obras que é difícil citar apenas um de seus trabalhos, e sim o conjunto de sua obra. Talvez o mais popular seja "O Incal", mas acredite, seu trabalho não se mede por personagens ou séries, e sim por um universo de ficção científica rico e realista. Trabalhou também com o visual de alguns filmes, como Alien de Ridley Scott e o falecido filme Duna, que seria de Alejandro Jodorowsky.



3 - Watchmen - Alan Moore
Aqui a única revista de super-heróis que merece destaque e foge da infantilidade e americanização boboca do gênero. Alan Moore conseguiu fazer uma história extremamente complexa, densa e abordando os heróis da forma que seria se realmente eles existissem.
Os desenhos de Dave Gibbons, apesar de formais, funcionam muito bem na proposta e a complexidade da trama e subtramas não tem precedentes. Destaque para os Contos do Cargueiro Negro, que é uma história em quadrinhos dentro da história em quadrinhos. Genial é pouco para descrever.
Recebeu um filme que fez justiça aos quadrinhos e conseguiu representar quase que perfeitamente a trama e situações. Créditos ao diretor Zack Snyder, que filmou o infilmável.



2 - Spektro - Editora Vecchi
Simplesmente a melhor revista brasileira de todos os tempos. Só não é a melhor do mundo porque sua inspiração e mãe de todas chegou décadas antes. Spektro foi publicada pela Editora Vecchi e circulou entre 1977 e 1982, chegando a vender, em seu apogeu, mais de 40.000 exemplares. Após ficar consolidada, mostrava um terror genuinamente brasileiro, com personagens como cangaceiros, lendas do folclore, etc.

Seu editor, o Ota (aquele mesmo da Mad) trouxe inovação ao gênero horror e por suas páginas desfilaram gênios como Flavio Colin, Júlio Shimamoto, Nico Rosso, Jayme Cortez, Manoel Ferreira, Eugênio Colonnese, Watson Portela, Elmano Silva (Mano) e Ofeliano, entre outros.

Até hoje me emociono ao folhear as páginas desta obra prima, que deveria ser colocada em um altar como uma das maiores obras de arte já produzidas no mundo.

Menção para as revistas Sobrenatural e Pesadelo, também da editora Vecchi. Depois suas derivações, Spektros e outras da editora Maciota. Todas com o mesmo nível de qualidade.

Confira mais informações sobre a revista mais genial do Brasil aqui.





1 - Tales From The Crypt e Quadrinhos de Terror da EC Comics
E aqui a campeã indiscutível da melhor revista / série em quadrinhos de todos os tempos, todas as revistas de horror da EC Comics, publicadas nos anos 1950, especificamente de 1950 a 1955.

Encabeçada pela mais famosa, Tales From the Crypt, também existiam diversas outras igualmente espetaculares, The Haunt of Fear, The Vault of Horror, Crime SuspenStories, Shock SuspenStories, entre outras.

Foi criada pelo gênio Bill Gaines e editada por Al Feldstein e Harvey Kurtzman, com história inovadoras, lindamente ilustradas por artistas como Graham Ingels, Johnny Craig, Jack Davis, Will Elder, George Evans, Frank Frazetta, Jack Kamen, Bernard Krigstein, Joe Orlando, John Severin, Al Williamson e Basil Wolverton.

Com histórias em sua maioria mais voltadas ao horror cotidiano, a série surpreendia a cada momento, abordando diversas situacões e épocas distintas, sem personagens fixos, são deliciosas de se ler, um deleite visual e narrativo. Geralmente com um "plot twist" surpreendente no final.

Infelizmente, o fim se iniciou com a perseguição que diziam que suas revistas eram as responsáveis pela delinquência juvenil, criando um imbecil código de ética nos quadrinhos que acabou com toda a liberdade, criatividade e inovação, abrindo portas para a imbecilização dos quadrinhos e escancarando para os acéfalos super-heróis, causando uma boa dose de infantilização dos leitores.

Ganhou uma bem sucedida série de TV nos anos 80 e começo dos 90, que adaptava as histórias muito fielmente. E influenciou a cultura pop de forma inegável.

Ainda imagino onde estariam os quadrinhos hoje, e o nível de criatividade que haveria, se revistas como Tales From The Crypt fossem o padrão para quadrinhos hoje em dia.

Triste fim, mas que será para sempre lembrada como as melhores revistas em quadrinhos de todos os tempos.



Related Posts with Thumbnails
2leep.com