24 de dezembro de 2012

O Natal dos Ateus



Como os ateus comemoram o natal? Recebi este texto de um membro da ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e achei perfeito. Vale a pena compartilhar.

Boas festas para você, amigo que me lê nesse espaço! Aproveitarei a oportunidade para esclarecer algo importante. Escuto bastante a pergunta "ateus comemoram o Natal?".

Confesso que, apesar de provocar-me certa impaciência, a dúvida é pertinente. Eis, então, a resposta. Não comemoramos o nascimento de ninguém, tampouco os supostos milagres que envolvem a história retratada na Bíblia. Se enxergarmos o Natal como só isso, não, não comemoramos a data.

Comemoramos a oportunidade de encontrar ou reencontrar familiares queridos. Comemoramos a sorte de termos uma mesa farta, quando tantos tem pouco ou nada. Comemoramos a alegria inocente das crianças, que exatamente por serem crianças, tem o direito de acreditar em fantasias com velhinhos de barba branca, ajudantes e prêmios, se forem boazinhas. Comemoramos estarmos vivos e saudáveis, uma vez que a única certeza é essa vida, e nenhuma outra. Comemoramos o fim de um ano de vitórias e fracassos mas, sobretudo, de aprendizados. Somos curiosos, críticos e obcecados pelo conhecimento, e também a isso brindamos.

Iguais a todos, ficamos felizes com os amigos e familiares ao redor, sem a necessidade de algum motivo metafísico ou sobrenatural para tal alegria. Fundamental é saber amar, e amamos com a intensidade de quem tem a certeza de que não haverá outras chances de exercer esse amor. Então, se você chegou até aqui e leu tudo, saiba que tenho você no livro da minha vida, no mínimo como meu amigo, e comemoro também a sua existência no Natal.

Forte abraço e tenha uma noite maravilhosa ao lado dos seus, crendo no que lhes fizer mais felizes! "Feliz Natal"

Related Posts with Thumbnails
2leep.com