22 de fevereiro de 2012

O Menor Camaleão do Mundo

Olha que coisa mais cuti cuti... Quero um desses pra levar no bolso. Parece um toy arte.

Descoberto o menor camaleão do mundo


Foi descoberto em Madagáscar o que se acredita ser o camaleão mais pequeno do mundo.
O réptil, um Brookesia micra com comprimento máximo de 2,9 centímetros, é uma de quatro novas espécies encontradas por cientistas alemães no norte da ilha, ao largo da costa de África, segundo a BBC.
A equipa de investigadores liderada por Frank Glaw, do Zoologische Staatssammlung em Munique, levou a cabo trabalho de campo durante a noite para descobrir estes animais que facilmente passam despercebidos.
«Eles normalmente vivem no meio das folhas no chão durante o dia, mas de noite eles sobem às árvores e então podemos vê-los», explicou Glaw.

Os cientistas procuram com tochas e lanternas locais prováveis onde estes seres poderiam habitar, encontrando as espécies mais pequenas numa ilhota de calcário e acreditam tratar-se de um caso extremo de nanismo despoletado pelo isolamento numa ilha.

Este fenómeno verifica-se quando uma espécie se torna cada vez mais pequena com o passar do tempo de forma a adaptar-se a um habitat restrito, como é o caso de uma ilha.

«É provável que a grande ilha de Madagáscar tenha produzido o grupo geral de camaleões, ao passo que a ilhota deu origem às espécies minúsculas», apontou o investigador.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
2leep.com