8 de fevereiro de 2012

O Filme do Watchmen que não aconteceu em 1990

Não gosto de super-heróis. Acho um entretenimento raso, pobre e sem sentido. Mas Watchmen é um caso a parte. Uma história em quadrinhos inovadora e atual até os dias de hoje.

Sobre sua adaptação cinematográfica criada por Zack Snyder, Watchmen é o filme que mais divide opiniões entre fãs. Por um lado, os fãs sensatos (como este que vos escreve) que acharam uma obra prima, recriação perfeita da história em quadrinhos criada por Alan Moore e Dave Gibbons nos anos 80, que não poderia ter ficado melhor nem caído em mãos de um diretor melhor.

Por outro lado, os fã-boys que gostam de reclamar de qualquer coisa, mesmo sem saber do que, que falam mal do filme e o odeia mortalmente, sem ao menos saber o porque, ou porque mudaram um detalhe ou outro que não faz a menor diferença.

O filme foi um fracasso de bilheteria justamente por transpor tão perfeitamente este universo criado nos quadrinhos. Mas faz muitos anos que o filme estava para ser feito e sempre era engavetado.

Esta matéria que encontrei nos meus baús explode cabeças! Uma notícia publicada no jornal Folha de São Paulo em outubro de 1990 mostra que "Astros disputam papel de herói em 'Watchmen'".

Simplesmente incrível imaginar como teria sido este filme se tivesse realmente acontecido naquela época. Vale ler a matéria completa clicando para ampliar, mas algumas das curiosidades vale mencionar.

Quem seriam os atores que viveriam os papéis dos heróis de Watchmen se o filme fosse realmente feito em 1990? Confesso que algumas escolhas seriam interessantes, mas a maioria é bizarra, mesmo para a época.

Rorschach - Tom Waits / Mickey Rourke / Robin Willians
Comediante - Burt Reynolds / Sean Connery
Dr. Manhattan - Arnold Schwarzenegger / David Bowie
Nite Owl - Dan Aykroyd / Kenneth Branagh
Silk Spectre - Glenn Close (!!!)
Ozymandias - Rutger Hauer / Michael Douglas

Agora a melhor parte, o filme seria dirigido por ninguém menos que Terry Gilliam! Iria ser no mínimo algo extremamente curioso de ser assistido.

Clique para ampliar e ler a matéria completa.

4 comentários:

  1. O filme Watchmen de Zack Snyder tem vários problemas. E não sou um fanboy! Apesar do início promissor, da música do Dilan e tal, o filme se equivoca bastante nas sequências seguintes. Foi mal, mas a violência gratuita, com tripas no teto, a tentativa de apelo sexual (inclusive com uma cena de sexo rísivel ao som do ótimo Leonardo Cohen - desperdicio) para mostrar "maturidade" da narrativa, etc. Bobagens sem fim. Além disso, defendo justamente que uma boa adaptação cinematográfica deve fazer mudanças, típicas a linguagem do filme. Filmar quadro a quadro a hq só conseguiu tornar o filme sacal até para quem é fã absoluto do quadrinho. Enfim, Terry Giliam, visionário de 12 macacos e até Pescador de Ilusões, e Paul Greengrass (com sua câmera na mão e correndo) teriam feito misérias. Zack Snyder só mostrou inépcia. PS: Rocharch ficou legal, mas tá desperdiçado no meio de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaison,
      Respeito seu comentário. Mas na minha opinião o que te incomodou justamente me agradou. A violência exagerada já fazia parte da HQ, no filme ela foi apenas um pouco mais acentuada.
      E concordo que o filme perde um pouco o ritmo em alguns momentos, como por exemplo na sequência de marte. Mas na minha opinião não tira o brilho desta incrível produção.
      Abraços

      Excluir
  2. Olha, eu gostei do filme. Perfeito? Claro que não é, mas nunca nenhum o será. Nunca uma adaptação será 100% em função de vários fatores, entre eles o tempo, que é uma barreira intransponível. Sem falar que as pessoas precisam entender que há variáveis, há uma produção bancando (e controlando) e há limitações em vários aspectos.

    Concordo com a perda de rítmo, especialmente na parte de Marte mesmo... Mas eu até achei o filme pouco violento! Mas num geral eu gostei muito, do clima do filme, gostei muito das interpretações e de outros vários aspectos.

    Eu achei que foi realmente uma grande produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficial de Ciências,
      Concordo totalmente com você. Nenhum filme é perfeito, mas Watchmen chegou muito perto.
      Pessoalmente acho que alguns pequenos defeitos do filme foram por ele seguir exatamente a HQ. Mesmo assim, o filme tem mais acerto do que erros. Para mim leva nota 9 ou 10.
      abs

      Excluir

Related Posts with Thumbnails
2leep.com