6 de agosto de 2011

Crítica do Filme A Serbian Film - Censurado no Brasil

Censurado no Brasil, "A Serbian Film", o filme sensacionalista dirigido por Srdjan Spasojevic, que mostra um ex ator pornô, já envelhecido, que concorda em participar de um "filme de arte" obscuro, apenas para descobrir que ele foi convocado para fazer um filme "snuff" com muita pedofilia e necrofilia.

A censura do filme mostra como estamos em um país lotado de ignorantes e corruptos, principalmente aqueles que detém o poder. Incluindo os bandidos idiotas de extrema direita do partido PFL (que se disfarça sob o nome de DEM e que com certeza gostariam da volta da ditadura ao Brasil), que nem assistiram ao filme antes de pedir sua proibição, não vou comentar nem sobre a ignorância da tal juíza, que perante uma infinita imbecilidade, também proíbe algo que nem assistiu. Escória!

Eu assisti "A Serbian Film" e realmente é algo ruim, passável, mas ruim e previsível, com o único intuito de chocar. Apenas um filmezinho descartável, como aquele filme tosco "Turistas", talvez um pouco melhor, pois nada é tão ruim quanto "Turistas". Vale assistir? Somente se você gosta de "Cinema de Borda" e adora o gênero "torture porn". Ele até tem algumas boas idéias, mas caem no lugar comum e você irá se admirar com alguns clichês idiotas que eles empregam. Além disso, perde um pouco o ritmo em alguns momentos.

Achei louvável a idéia de trabalhar o horror com temas tabus, como pedofilia, incesto, necrofilia, pouco explorados no cinema e que podem render ótimos roteiros, mas critico a forma que foi feita, pois achei meio bobo, meio sem sentido e largado, como por exemplo, {Atenção para o Spoiler} na cena que mostra um bebê recém nascido sendo estuprado assim que sai do útero.{fim do Spoiler}.

O que importa é que, assim como "Turistas" (aquele lixo), mais uma vez os débeis mentais promoveram um filme ruim, que agora todos querem ver, e eu encorajo a todos assistirem! Mas não dêem dinheiro para os produtores, baixem o filme de graça pela internet e assistam, divulguem e passem para seus amigos! Sempre que proibirem algum filme, game, livro, música, etc, por pior que seja, temos a obrigação moral de ver e divulgar! Psicologia reversa é isso! Quem sabe um dia estes babacas filhotes da ditadura não percebam...

No fim das contas, na minha opinião o filme ganha alguns pontinhos pela ousadia, se o roteiro fosse mais bem feito, menos previsível e com menos clichês, além do filme ser mais bem produzido, poderia ser uma pérola do cinema. Mas se trata de um filme mediano com algumas boas idéias.


Como adicional, li este comentário abaixo sobre a polêmica do "A Serbian Film", concodo com ele 100% e tomei a liberdade de compartilhá-lo aqui.

"Lamento muito ver pessoas, até inteligentes, defendendo a proibição judicial desse filme. Quem propaga comentários do tipo "Esse filme não deveria nem ter sido feito, É uma afronta aos valores da família blá blá blá" flerta com a deliquência da censura.
Censura esta que viola os princípios constitucionais que representam a própria essência do estado democrático de direito do nosso país, o Brasil.

Embora já pareça contraditório que alguém amaldiçoe algo sem conhecê-lo, como muitos aqui, que vão na onda da babaquice de ler em algum site que o filme tem isso e tem aquilo, o debate não deveria nem arranhar apreciações de natureza subjetiva.

Aprendam uma coisa crianças: obras ficcionais são intocáveis, de acordo com nossa Constituição. Simples assim. Pouco importa que exibam as patologias mais horrorosas, ou mesmo que incitem a demência coletiva. Cercear a difusão do produto criativo, sob quaisquer pretextos, sempre incorrerá em alguma forma de autoritarismo, de censura, de intolerância.

Se o Estatuto da Criança e do Adolescente serve para esse tipo de abuso, logo veremos um regulador proibindo “Lolita” (Vladimir Nabokov), clássico da literatura universal, porque seu protagonista estupra a enteada, uma garota de 12 anos. Depois os saneadores culturais perseguirão todos os vilões que lhe parecerem demasiado asquerosos, os objetos artísticos que afrontem suas sensibilidades, os palavrões das músicas, a nudez e a escatologia dos espetáculos teatrais.

E assim chegaremos ao mundo paranóico e restritivo que os conservadores e moralistas tentam engendrar sob o pretexto do bem comum.

PS1: vi o filme, é um lixo cultural, nada que mereça destaque
PS2: Como acham que se censura um filme em tempos de internet? É estúpida essa tentativa de censura prévia, o filme em poucos dias se tornou uma dos mais baixados na internet. Conseguiram promover o filme de uma forma que ele nunca conseguiria sozinho. Se o argumento era proteger a sociedade contra uma obra nociva, parabéns IMBECIS, conseguiram exatamente o contrário, pois divulgaram ela de forma inimaginável."


Fonte: Comentário postado por Vercetti, no Omelete

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails
2leep.com