3 de fevereiro de 2010

FILME INTERATIVO: A Gruta

O diretor Filipe Gontijo disponibilizou no Youtube a versão integral de seu filme interativo com várias opções de ramificação da história.

A trama não tem nada demais e é um tanto quanto batida, mas o que impressiona é a não linearidade do vídeo. Gostei bastante da fotografia e da edição também. Vale a pena assistir e interagir com a história. Como diriam no antigo programa da Globo: "O final você decide".



Duração aproximada: 40 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos.

Aqui está o release do filme:

É noite. A garota está sozinha na casa da fazenda. Ela ouve um barulho na janela.
A) Ver quem é.
B) Abrir a porta e fugir pelo mato.

Depois de ser destaque nos festivais de cinema do Rio, Brasília, Belo Horizonte e no Cine Fantasy (SP), o filme interativo A GRUTA acaba de ser lançado no youtube. Agora mais pessoas poderão assistir à inovadora trama criada para o formato DVD que foi um sucesso nas salas de cinema. No youtube o público terá mais de 40 opções de interatividade e 11 finais possíveis para a história. E o espectador pode escolher, já no começo do filme, se quer assisti-lo na perspectiva do personagem Tomás ou da mocinha, Luiza.


SINCRONIZADO COM AS NOVIDADES DO YOUTUBE
Interatividade - Ao final de cada vídeo surgirão botões na tela nos quais o internauta terá opções para decidir o que o personagem deve fazer. Esses botões direcionam o site para outro vídeo e o suspense continua.

Alta Definição de vídeo - O filme-jogo pode ser assistido pelo youtube em HD, que traz melhor resolução que um DVD comum.

Legendas ocultas – o internauta opta se quer assistir com legendas. Os textos podem ser traduzidos automaticamente pelo site para mais de 50 línguas diferentes.


SINOPSE
O suspense interativo A Gruta conta a história de Luiza (Poliana Pieratti) e Tomás (Carlos Henrique), um jovem casal que decide passar uns dias na fazenda da família da garota, onde mora o caseiro Tião (André Deca). A harmonia acaba quando eles encontram um filhote de porco na gruta da fazenda.


A ARTE IMITA A VIDA
A Gruta traz referências do clássico O Massacre da Serra Elétrica (1974). A escolha do elenco, do figurino e dos cenários seguiu esse critério. Mas o filme brasiliense não foi inspirado no caso verídico que chocou os norte-americanos nos anos 70, e sim no caso real que estarreceu o Distrito Federal em 2004, quando um caseiro assassinou os patrões na Vargem Bonita (DF), alegando que o casal de velhinhos para quem trabalhava estava "possuído".
O cenário do filme, a Gruta da Lapa, que fica a 70 quilômetros de Brasília, é um sítio arqueológico constantemente visitado por estudiosos que pesquisam a origem de suas inscrições rupestres. Durante os anos 70 e 80, o local virou uma espécie de igreja ao ar livre, com altar e até confessionário. Permanecem intocados os pertences dos fiéis que visitaram o local, como oferendas, dinheiro e réplicas de partes do corpo humano em gesso.

Os atores de A Gruta trazem no currículo experiência em cinema. Carlos Henrique atuou no filme O Último Raio de Sol (2004), Poliana Pieratti em Nada Consta (2006 e 2008) e André Deca, que interpreta o caseiro, já foi premiado como melhor ator em Gramado (2004) e em Brasília (2005).

Filipe Gontijo (diretor)

Filipe Gontijo teve sua estréia no Festival de Cinema de Brasília em 2006, quando conquistou o prêmio de melhor diretor pelo curta-metragem A Volta do Candango. É um dos fundadores da TV Universitária de Brasília (UnBTV) e atualmente trabalha com roteiro e direção de videoclipes e comerciais.

Durante o Festival de Cinema do Rio o diretor brasiliense participou de uma mesa redonda sobre a relação entre videogames e cinema. A mesa composta por Filipe e representantes da DREAM WORKS e da UBISOFT trouxe novas idéias para o roteiro do próximo filme-jogo, que será desenvolvido a partir de fevereiro com o apoio da Secretaria de Cultura do DF. Mais informações no blog: www.blog.filme-jogo.co

SERVIÇO:
A GRUTA filme-jogo (duração entre 5 e 40 min.)
Para jogar e preciso entrar no site: www.youtube.com/filmejogo
Direção: Filipe Gontijo.
Site oficial: www.filmejogo.com.br

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails
2leep.com