17 de junho de 2008

Disco de Tom Zé chega de graça à web e Coldplay joga álbum no MySpace, em novos capítulos da revolução no mercado fonográfico

Fonte: William Helal Filho - O Globo

O grupo Radiohead. Foto Divulgação

RIO - Tom Zé se diz um caipira, que nem conhece o Radiohead. Mas vai se unir ao rebanho, liderado pelo grupo inglês e formado ainda por bandas como Nine Inch Nails, Smashing Pumpkins e Coldplay, que explora os caminhos (sem volta) do mercado musical na web, lançando discos inteiros na rede. O novo álbum do baiano, "Danç-Êh-Sá ao vivo", vem a público nesta sexta-feira, só na internet, e os fãs poderão baixar tudo (faixas, encarte e vídeos) de graça no site da gravadora Trama. O cantor Ed Motta e a banda Cansei de Ser Sexy vão pela mesma estrada.

- Sou caipira, não conheço o Radiohead. Na minha infância, em Irará (BA), não existia nem carro. Mas não se pode ir contra o tempo. Uma vez, num festival na França, olhei para aquele monte de gente e pensei: "Caramba, esse povo todo não compra mais disco" - diz o septuagenário tropicalista.

Todo mundo sabe, há tempos, que a internet mudou o mercado musical e reduziu o prazo de validade dos CDs. Mas essa revolução ficou ainda mais clara no fim de 2007, quando o Radiohead esnobou a antiga gravadora (EMI) e lançou o álbum "In rainbows" em seu próprio site, enfatizando que os fãs decidiriam o quanto pagar (ou não pagar) pelo download. Os caras, como sempre em sua carreira, lançaram uma tendência. Em março, Trent Reznor, do Nine Inch Nails, pôs as faixas do novo "The ghost I-IV" à venda em seu site e, mês passado, jogou na web outro disco, "The slip", acompanhado da frase "Este é por minha conta". Um milhão de pessoas baixaram o CD, de graça.

O cantor Tom Zé. Foto Divulgação

- Eu queria atingir as pessoas e não preciso mais pedir permissão a ninguém. Estamos livres da burocracia - disse ao jornal "The New York Times", na semana passada, o americano Reznor, que se livrou da gravadora Interscope.

"Do a Radiohead" ("Fazer um Radiohead") virou expressão, usada quando uma banda decide distribuir música por conta própria na rede. O Smashing Pumpkins avisou que, no futuro, vai aderir. Até o Metallica, tradicional opositor dos downloads, agora almeja essa liberdade.

Mas a busca pelo novo nem sempre exclui as gravadoras. Tom Zé vai inaugurar uma invenção da Trama, o "Álbum virtual". Seu novo trabalho poderá ser baixado de graça, e artista e gravadora vão lucrar com a publicidade veiculada no site da empresa.

- Não há mais só um modelo de comercialização. A realidade é o multiformato. Ninguém mais compra CD no Brasil, mas os artistas têm que ganhar dinheiro. Com o "Álbum virtual", o público vai ter música de graça, e o artista e a Trama ganham vendendo espaço no site para anunciantes - explica João Marcelo Bôscoli, presidente da Trama, antecipando que os próximos na fila são Ed Motta e as bandas Macaco Bong e Cansei de Ser Sexy. - Mas Tom Zé avisou que não vai fazer propaganda de cerveja nem de cigarro. Vamos respeitar.

Banda de rock inglesa Coldplay. Foto Divulgação

O Coldplay não rompeu com a parceira EMI, mas o lançamento de "Viva la vida or death and all his friends" também driblou o convencional. Um single foi posto na internet para download grátis. Depois, sem avisar, a banda jogou o álbum no MySpace (sem a opção de download) uma semana antes de mandá-lo às lojas, o que só ocorreu na quinta passada. O disco foi ouvido mais de um milhão de vezes.

- Internet não é um bicho-papão. É aliada. Há novas formas de comercializar música. As gravadoras estão diversificando negócios. A EMI não só vende CDs. Nossos contratos incluem agenciamento e divulgação de shows - destaca Paulo Junqueiro, diretor artístico do cast nacional da EMI.

Lá fora, por exemplo, a gravadora cuida da turnê do grupo americano Korn, cujo vocalista, Jonathan Davis, gravou e vendeu no ano passado, por conta própria, "Alone I play", seu primeiro disco solo.

Saiba onde ouvir sem pagar:

TOM ZÉ: - "Danç-Êh-Sá ao vivo" é a regravação de "Danç-Êh-Sá - Dança dos herdeiros do sacrifício". Lançado de forma independente em 2006, o trabalho passou por mudanças na turnê e, segundo o baiano, está quase irreconhecível. Estará disponível para download grátis no www.albumvirtual.trama.com.br , mesmo site que deve lançar, em breve, os discos de Ed Motta, Macaco Bong e Cansei de Ser Sexy.

COLDPLAY: - As dez faixas e 42 minutos do novo e aguardado "Viva la vida or death and all his friends" estão no www.myspace.com/coldplay , para audição grátis. Só não pode baixar.

NINE INCH NAILS: - Para baixar "Slip", novo da banda de Trent Reznor, acesse www.nin.com e informe seu e-mail para receber o link de download. Você também pode comprar os discos "The ghost I-IV" (instrumentais), lançados em março.

OUTROS: - O DJ Girl Talk já avisou que seu próximo disco (ainda sem data) vai ser lançado de graça no site do selo Illegal Art ( www.illegalart.net ). Smashing Pumpkins e Metallica também têm planos parecidos para o futuro.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails
2leep.com