20 de maio de 2008

Bocejo

Vamos fazer um teste?

Será que você consegue ler o texto abaixo ser bocejar nenhuma vez??

É incrível, mas parece que basta lermos a palavra "bocejo" que uma vontade incontrolável de abrir o bocão e engolir o mundo surge quase que imediatamente!





Bocejo

Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.



O mecanismo do bocejo envolve várias partes do corpo, primeiramente a boca se abre e o queixo cai, movimento que permite a inalação da maior quantidade possível de ar. Posteriormente, os pulmões se enchem de ar, fazendo com que os músculos abdominais se flexionem, empurrando o diafragma para baixo. Os pulmões se expandem ao máximo, e uma porção do ar é expulsa para fora do corpo.

Explica-se que o bocejo é produzido pela fadiga, sonolência ou tédio, porém os cientistas estão descobrindo que as suas causas são bem mais complexas. Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, ou sua finalidade, já que não foram realizadas muitas pesquisas sobre o assunto, existem três teorias comuns que tentam explicá-lo: teoria física, teoria da evolução e teoria do tédio.

A teoria física aponta que o bocejo é um processo induzido pelo corpo, como forma de obter mais oxigênio e fazer com que o excesso de dióxido de carbono seja liberado. A teoria da evolução defende a idéia de que o bocejo tenha iniciado com homens primitivos que tinham o hábito de bocejar para mostrar seus dentes. A teoria do tédio enuncia que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência.

Algumas curiosidades sobre o bocejo:

• Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar;
• O bocejo tem duração média de seis segundos;
• Durante o bocejo os batimentos do coração podem ser aumentados em até 30%.

Fonte: Mundo Educação

3 comentários:

  1. Seja qual for a teoria que escolhamos sobre o bocejo, ele é a prova mais inequívoca de que nunca estamos no controle absoluto de nosso próprio sistema nervoso.
    Falar nisso, uma pergunta de quem é lerdo (mas só "em surtar"):
    - um monge em profunda meditação, que provavelmente não está tenso, acaba bocejando... ou está tão envolvido em um image-game mental, que nem sente tédio?
    Iihh..!!! Bocejei!!!
    (Rs)
    Abraços a todos do Sopa!

    ResponderExcluir
  2. Ahahah! No caso do monge meditando, só pode ser tédio! :)

    ResponderExcluir
  3. Ou isso aí é magia negra, to assutado! Hhehehehe

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
2leep.com