Recebi por e-mail. Não sei a fonte, mas achei genial. Até onde vamos chegar? O que pretendemos com esta idiotização e ignorância? A resposta não é fácil nem óbvia, mas acredito que as autoridades não fazem o menor esforço para mudar este quadro porque isto as favorecem. Uma nação burra é facilmente dominada e submissa.
Evolução do Ensino no Brasil
Relato de uma Professora:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
3 de abril de 2009
Evolução do Ensino no Brasil - Triste Humor
Seções: comportamento, crônicas, humor, textos
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eeepaaaaa... péra aí...nas décadas de 50/60 as crianças não saíam da escola sem antes estarem totalmente alfabetizadas, o ensino era rígido, porém de ótima qualidade. Naquele tempo não havendo o Pré-escola, as crianças já ingressavam direto no 1° ano e os professores pegavam na mão dos alunos para ensinar a coordenação motora, assim sendo, os alunos aprendiam com mais facilidade. Outra coisa muito importante na época...as aulas eram ministradas de segunda a sábado com duração de cinco horas por dia, os alunos aprendiam e apreendiam. Reunião de professores...ufa...coitados, somente uma vez por mês... no último sábado.Havia para os mais necessitados a "Caixa", uma espécie de ajuda de custo: cadernos,lápis e borracha e, também a merenda, que consistia num prato de mingau ralo de fubá com couve e (raramente) carne moida.O uniforme era branco; masculino: guarda-pó, feminino: avental de mangas compridas, abotoado nas costas. No 1° ano a alfabetização era feito através da cartilha "caminho suave"; nenhuma criança passava para o 2° ano sem saber corretamente ler e escrever.
ResponderExcluirNo 2°ano,os alunos faziam leitura oral, redação (na época composição)através de gravuras e desenhos feitos pelos mesmos.
Educação Física e Educação Artística somente a partir do 3° ano; e não pense vocês que o ensino era como nos dias atuais,a Educação Física da época preparava os alunos para o atletismo, hoje,os professores(alguns) tiram as crianças da sala,leva-os para a quadra (ao menos se fosse quadra coberta)sob sol escaldante em que as crianças só faltam morrer de calor; e pra que? Somente para fazê-las correr, jogar bola, brincar de bonecas(as meninas), pular corda; fazem o que querem, sem nenhuma instrução do professor(a), que muito das vezes , enquanto as crianças se divertem sob o sol, este, fica bem tranquilo na sombra do beiral da cobertura do prédio, olhando e intervindo ("quando") na sucessão (tombos e brigas). A Educação Artística "era" uma disciplina que além de ensinar desenho com gráficos, ensinava também as técnicas de combinação de cores; essa disciplina complementava com geometria a Matemática. Atualmente a referida disciplina se tornou um desrespeito à ecologia e a sociedade; digo isso, por ver o desperdício de materiais usados nas aulas de educação artistica; a quantidade de tintas, papéis, cartolinas, plásticos e outros, que logo em seguida são jogados fora sem nenhuma utilidade, sem falar na sujeira que fazem, e os resíduos que de uma forma ou de outra "fere" o meio ambiente, colaborando dessa forma com um processo mais rápido, talvez, com a destruição do nosso Planeta. Huuumm...será que as autoridades competentes ainda não se deu conta de quanto a esfera da educação contribui com a poluição ambiental? Tanto material pedagógico distribuídos pelos Órgãos Governamentais e em tão pouco tempo destruídos, sim, digo destruídos, porque, poucos são os alunos dão valor, a maioria pega o material com desdém, e em poucos dias o que vemos na salas de aula são um monturo, folhas rasgadas sem nenhuma consideração de que o custo do mesmo, saiu do nosso bolso, através dos exorbitantes impostos que anualmente pagamos. Não seria o caso e momento de analisar quantas toneladas de lixo as escolas produzem por ano? Gente!!! Antigamente, não sei se a dificuldade de sobrevivência (fator econômico) era muito elevado, ou se o ensino era muito rígido(talves os dois), a tal ponto, de os alunos manter a sala impecavelmente limpa, conservando seus materiais em ordem, digo, não quebrando lápis nem arrancando e rasgando folhas de cadernos sem nenhuma necessidade como o fazem nos dias atuais. Bem...voltando a contestar sobre o ensino nas décadas de 50/60,no 3º e 4º ano, as disciplinas de Matemática, Geografia e Ciências eram bem "puxadas".E a disciplina de Ciências... parecia uma preparação para o vestibular de medicina...aos alunos era ensinado quase que anatomia, as crianças aprendiam todo o sistema do corpo humano, desde o olfato até a ossatura, nome por nome de todos os ossos do corpo humano da cabeça aos pés.No final do ano letivo...o esperado e temido "exame". Que prova difícil! Os professores trocavam de sala e andavam nos corredores das alinhadas carteiras, só observando...como se fosse fácil passar cola. Ah! E tem mais... quando o aluno cabulava o inspetor ia atrás... rss... levava de volta para a escola segurando-o pelas orelhas.
Hoje, a expansão do ensino se tornou numa irrefreada competição de cursos profissionais, o curso superior se difundiu de maneira tal como se fosse coisa corriqueira, as bolsas de estudo muito contribuiu para os menos favorecidos alcançar as metas almejadas.Quanto ao ensino Fundamental e Médio , apesar dos sofisticados meios pedagógicos e a sustância nos intervalos(recreio) oferecidos pelas organizações governamentais governamentais, a maioria dos alunos não tem o rendimento escolar esperado. O que será que está faltando? Será o despreparo das instituições? Será a desqualificação dos profissionais da área? Não sabemos. O que sabemos, e temos a real certeza de que, os alunos precisam concluir o Ensino Médio preparados para a vida profissional, preparados para cursar uma faculdade, preparados principalmente para exercer a cidadania na sociedade.
hilária.mac@hotmail.com
Olá Hilária!
ResponderExcluirSó vi seu comentário agora. Tinha ficado perdido entre as mensagens.
Gostei muito de sua participação. Ela só tem a acrescentar e ajudar a todos em busca de informações valiosas!
Obrigado!
abs