Crítica escrita por Francisco Carneiro da Cunha sobre o filme de Pedro Almodóvar, gentilmente cedida para ser publicada aqui no Sopa De Cérebro.
CRÍTICA
Um jornalista de traços másculos com uma sensibilidade à flor da pele se apaixona por uma intempestiva toureira de modos masculinizados, que também entra em coma depois de haver sido chifrada por um touro e por isso é internada no mesmo hospital onde está o primeiro casal. Lá enfermeiro e jornalista se conhecem e após a morte do primeiro, como também da toureira com quem o jornalista de modo algum conseguira conversar, como lhe pedira o amigo, pois a tinha por definitivamente morta, o jornalista inicia um caso de amor com a bailarina que pouco a pouco voltara à vida. The end.
Quando estreou, alguns anos faz, assisti duas vezes seguidas a este belíssimo e libertador filme de Almodóvar. Agora o revi em DVD. Trata-se da obra de um gênio, portanto algo imortal. Não só o filme nada perdeu de seu encanto para mim como, ao contrário, enriqueceu-se, ficou ainda melhor e maior.
O que é que podemos falar de um gênio senão que se trata de um filho de Deus sabendo perfeitamente que o é porque enxerga claramente, dentro e fora de si, a nossos pais eternos e universais e por isso, necessariamente, dedica sua vida a cantar a seus semelhantes sua inefável beleza tendo em vista fazer do mundo algo perfeitamente habitável, coisa que evidentemente ele ainda não é, habitável a todos seus filhos do reino mineral, vegetal e animal, sendo o homem, e só ele, um bicho criador deste último, jamais animal racional como dizem os babacas.
Almodóvar nesta sua obra-prima deleita-se em inverter todos os sinais com os quais lidamos em nosso cotidiano, ou seja, o que é morte torna-se vida, o que é feminino vira masculino, o que nascera treva passa a ser luz, o que fora caos agora é cosmo e assim por diante. No final dá tudo certo, certíssimo. Saímos do filme com a absoluta certeza de que esse é o único caminho para nossa felicidade na Terra.
Há outro artista da mesma grandeza que o espanhol e que conheço bem, o dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Ele também passou sua existência de criador invertendo os sentidos de nossas vidas corriqueiras. É de se admirar que o cineasta não tenha ainda se debruçado sobre sua criação. No dia em que o fizer será outro onze de setembro, o das torres gêmeas, só que agora estrondo ainda maior que o primeiro. Mas desta vez feito unicamente de amor.
FICHA TÉCNICA
Fale com Ela (2002) - Hable con ella
112 min - Comédia | Drama
Director: Pedro Almodóvar
Writer: Pedro Almodóvar
Stars: Rosario Flores, Javier Cámara and Darío Grandinetti