25 de agosto de 2012

Podcast: Terra Estrangeira - Episódio 1 - Viagens, Imigração, Turismo, Intercâmbio

Este é nosso novo projeto, TERRA ESTRANGEIRA, o podcast sobre viagem, imigracão, intercâmbio e turismo internacional.

O podcast já está no ar com muita informação e diversão. Além dos videologs do Canadá Diário. Vamos nos dedicar bastante em ampliar o conteúdo e abranger um número grande de assuntos.

Anotem o endereço:
www.terraestrangeira.com.br

17 de agosto de 2012

Nissim Ourfali - A Nova Celebridade Instantânea

O refrão jamais sairá de sua cabeça: "Eu sou Nissim Ourfali". A nova celebridade instantânea da internet fez este vídeo só para seu Bar Mitzvah, mas vai aparecer em todos os programas de TV e em breve pode até lançar disco.

Reparem na cara de vergonha do irmãozinho pequenininho, que é o único que tem real noção do mico que estão todos pagando.

Agora, tente imaginar a frustração na vida do "ghost singer" quando ele conta para alguém que é cantor. A outra pessoa fala toda empolgada: "Puxa que legal! Qual foi o maior sucesso que você já gravou?" e ele responde encabulado: "Eu sou Nissim Ourvai".

A Família deixou o vídeo como privado, mas caiu na net é tarde demais, meus queridos, já existem centenas de cópias espalhadas. Seu filho será uma celebridade efêmera, queiram vocês ou não. Segue o vídeo funcionando:
Você pode cantar agora: Eu sou Nissin Orvai!

14 de agosto de 2012

Os Clones de Star Wars

17 de agosto de 2012 acontece a Mostra "Os Clones de Star Wars" na Biblioteca Viriato Corrêa, na Rua Sena Madureira nº 298, em São Paulo, organizada por Felipe M. Guerra e Eduardo Santana.

A mostra apresenta filmes "inspirados" pelo sucesso de George Lucas, mas pouco conhecidos pelo grande público, com produções muitas vezes modestas, toscas e por isso mesmo, divertidíssimas.

Confira mais detalhes no blog no Felipe M. Guerra.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/08 - Sexta-feira

17h - THE WAR IN SPACE (Wakusei Daisenso, 1977, Japão)
Direção: Jun Fukuda

19h - MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS (Battle Beyond the Stars, 1980, EUA)
Direção: Jimmy T. Murakami e Roger Corman


Dia 18/08 - Sábado

17h - MENSAGEM DO ESPAÇO (Message from Space/Uchu Kara no Messeji, 1978, Japão)
Direção: Kinji Fukasaku

19h - STAR WARS TURCO (Dünyayi Kurtaran Adam, 1982, Turquia)
Direção: Çetin Inanç


Dia 19/08 - Domingo

14h - OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS (1978, Brasil)
Direção: Adriano Stuart

17h - S.O.S. – TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO (Spaceballs, 1987, EUA)
Direção: Mel Brooks


Dia 24/08 - Sexta-feira

17h - A TERCEIRA GALÁXIA (Giochi Erotici nella 3ª Galassia/Escape from Galaxy 3, 1981, Itália)
Direção: Bitto Albertini

19h - O HUMANÓIDE (The Humanoid/L'Umanoide, 1978, Itália)
Direção: Aldo Lado


Dia 25/08 - Sábado

17h - STAR WARS HOLIDAY SPECIAL (1978, EUA)
Direção: Steve Binder e David Acomba

19h - STARCRASH (1978, Itália)
Direção: Luigi Cozzi

Veja o vídeo da mostra e duvido que não ficará com vontade de assistir a estas pérolas.



Seguem umas dicas de filmes com influência de Star Wars e que não entraram na mostra por conterem sexo explícito:
"Star Babe" (1977)
"Sex Wars" (1985)
"La Bestia Nello Spazio" (1980)

9 de agosto de 2012

Matéria sobre Videogame na Revista Veja de 1992

Este fundo do baú tem uma importância histórica para os amantes dos games. Uma matéria enorme da revista Veja sobre o sucesso que os jogos eletrônicos faziam no ano de 1992.

Chamada "Videogame na Cabeça", mostra de uma forma positiva, o que é de se estranhar tratando-se da grande mídia massificada "Como os jogos eletrônicos afetam a mente das crianças". A chamada diz tudo: "Videogames não criam zumbis nem gênios, mas mexem com a cabeça da meninada - e isso ajuda".

Divirta-se! Clique para ampliar.








3 de agosto de 2012

Gramofone Surreal - Volume 2 - O Podcast Musical do Surrealmente

Acabamos de lançar no Surrealmente mais um podcast musical "Gramofone Surreal". Neste volume 2 temos um programa singelo e direto, somente com a presença de Dimitri Kozma e Julio Samico indicando boas músicas alternativas e versões raras e ao vivo inéditas na internet.

Clique aqui para visitar o site Surrealmente e o post do Gramofone Surreal volume 2.

Dica de Alimentação: 20 Trocas na Alimentação que valem a pena!

De vez em quando publico aqui uns textos de vida e alimentação saudável que recebo via e-mail. Sei que é meio auto-ajuda, mas acho legal divulgar essas coisas. Aqui vai um copy and paste com justa causa.

20 TROCAS QUE VALEM A PENA.
Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista

1 Pão francês por integral
Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.

2 Leite integral por desnatado
Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.

3 Óleo de soja e outros por azeite
O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

4 Pizza de mussarela pelas de vegetais
A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.

5 Salgadinhos por castanhas
Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.

6 Cereais açucarados por aveia
A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL”.

7 Bauru por peito de peru e queijo branco
Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.

8 Camarão por peixe
Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.

9 Picanha por lombo
O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.

10 Margarina por manteiga
Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a manteiga leva certa vantagem.

11 Quindim por compota de frutas
Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar.

12 Suco de laranja pelo de uva
Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.

13 Chá de ervas por chá-mate
Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”, conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”, explica.

14 Cebola branca por cebola roxa 
Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

15 Molho branco pelo de tomate
O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. “Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo”, orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa integral.

16 Chocolate ao leite pelo amargo
O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. “Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite”, afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. “Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação”, diz. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição.

17 Sal por ervas e alho
Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. “Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol”, exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.

18 Frango com pele pelo frango sem pele
Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. “Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo”, esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. “Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne”, justifica Ana Maria. Aí, será tarde…

19 Queijo pelo tofu
A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. “A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol”, explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.

20 Pipoca de micro-ondas pela de panela
Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. “É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa”, argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. “Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola”, diz Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.

Alimentos e Emoções

Banana- contra a ansiedade
Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia.

Mel- pura alegria
Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia.

Abacate- amigo do sono
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x /semana.

Salmão- levanta o astral
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, arenque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.
Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.

Lentilha- afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana.

Nozes- mantém você concentrada
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana.

Chá verde- espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.

Brócolis- deixa a mente esperta
É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia.

Óleo de linhaça- dribla o apetite voraz
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado a frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão à comida fica bem menor.
Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.

Gérmen de trigo- acaba com a irritação
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia.

Tofu- espanta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.
Quanto consumir: 1 fatia média / dia.

Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista

2 de agosto de 2012

Cinema de Bordas Itaú Cultural 2012

Nosso filme independente de zumbis Necrochorume será apresentado no festival de Cinema de Bordas do Itaú Cultural, que acontece até 5 de agosto de 2012. Este é um evento importantíssimo para o cinema underground nacional, pois é uma vitrine que abre as portas da grande mídia para nosso trabalho feito sem recursos mas com muita inspiração e paixão.

Além de nosso Necrochorume, também teremos exibições de filmes como Vermibus, DR, Morte e Morte de Johnny Zombie, A Noite dos Chupacabras entre muitos outros inventivos trabalhos brasileiros. Se você está em São Paulo, não ouse perder!

Você pode visitar o site oficial aqui.

Confira a programação completa abaixo:

4ª Edição da Mostra Itaú Cultural Cinema de Bordas
Filmes realizados com poucos recursos chegam ao Itaú Cultural em mostra e debates

quarta 1 agosto
20h conversa com os curadores Bernadette Lyra, Gelson Santana
e Laura Cánepa e exibição de uma seleção especial de filmes
Onde Está Meu Rim?, de Renato Dib
Roqui Son Contra o Extermínio Ambiental, de Renato Dib
DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano
Vermibus, de Rubens Mello
[apenas para convidados]

quinta 2 agosto
18h
Morte e Morte de Johnny Zombie, de Gabriel Carneiro
Entrega Especial, de Rodrigo Brandão
Fatman & Robada, de Rogério Baldino
Brasil, um País de 5%, de Nerivaldo Ferreira e Johel Alvez Bright

20h
Hipnose para Leigos, de Chico Lacerda
Como Irritar Dandies do Hardcore, de Gurcius Gewdner
Mais Denso que Sangue, de Ian Abé
Jerônimo, O Herói Do Sertão, de David Rangel
Bate-papo com David Rangel, um dos precursores da realização dos filmes de bordas no Brasil. A conversa será mediada por Rogerio Ferraraz, pesquisador e coordenador do mestrado em comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.


sexta 3 agosto
18h
Antes/Depois, de Christian Caselli
Bastar, de Gustavo Serrate
Black Power Jones, de Igor Simões Alonso
O Cabra Bode, de Milton Santos

20h
Necrochorume, de Geisla Fernandes
Lua Perversa 2, de André Bozzetto Jr.
A Lenda da Lagoa Vermelha II − A Vingança, de Eutímio Carvalho
A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno (Seu Manoelzinho)
Bate-papo entre os curadores e realizadores presentes.


sábado 4 agosto
18h
A Lenda da Lagoa Vermelha II − A Vingança, de Eutímio Carvalho
Uma Vinchester para Três Tumbas, de Arlindo Filho

20h
Lua Perversa 2, de André Bozzetto Jr.
Flor de Abril, de Cícero Filho


domingo 5 agosto
16h
Jerônimo, O Herói Do Sertão, de David Rangel
A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno (Seu Manoelzinho)
Black Power Jones, de Igor Simões Alonso
DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano
Bate-papo entre os curadores e realizadores presentes.

18h
Vermibus, de Rubens Mello
A Noite dos Chupacabras, de Rodrigo Aragão


Sinopses dos filmes

A Lenda da Lagoa Vermelha II − A Vingança
Eutímio Carvalho, Cícero Dantas (BA), 2012, 30 min
Elenco: Agnaldo Lopes, Bira Freitas, Deusi Magalhães, Ed Almeida, Edvaldo Sena, Fafá Carvalho, Leandro Santos, Marcelo Xavi, Salete Souza, Silvio Pedra Branca, Than Galdino, Eutímio Carvalho e Jorge Baia.
Nas noites de lua cheia do mês de agosto, quem se aventura a passar pelas terras da Lagoa Vermelha dificilmente volta para casa. Muitos são tragados pela maldição.

A Maudição da Casa de Vanirim
Manoel Loreno (Seu Manoelzinho), Mantenópolis (ES), 1987, 26 min
Elenco: Seu Manoelzinho, Vanirim, Dejanira, Geraldim Alves Fagundes, Marlene e grande elenco de Mantenópolis
Em um sítio abandonado, alguns amigos resolvem comemorar o aniversário de Vanirim. Durante a festa, coisas estranhas começam a acontecer. A maioria das pessoas foge da festa e os que ficam acabam por perder os sentidos.

A Noite dos Chupacabras
Rodrigo Aragão, Guarapari (ES), 2011, 95 min
Elenco: Joel Caetano, Petter Baiestorff, Kika Oliveira, Walderrama dos Santos e Cristian Verardi
Morte e sangue espreitam duas famílias rivais. Algo sinistro ronda a fazenda Silva e faz suas vítimas. Os Carvalho, apegados ao passado e presos ao ódio, não enxergam o mal secular que se aproxima no breu da mata.

Antes/Depois
Christian Caselli, Rio de Janeiro (RJ), 2005, 9 min
Elenco: Clara Linhart, Sandoval Arlequim, Vicky Honey Doll, Christian Caselli e Daniel Barbosa
As consequências da propaganda na vida sexual das pessoas.

Bastar
Gustavo Serrate, Brasília (DF), 2010, 20 min
Elenco: Tiago Belotti, Alberto Brandão, Selma Damasceno, Leo Layon, Helenne Sanderson, Nilmar Paulo, Rodrigo Luiz Martins, Ana Flávia Garcia, Rangel Arede, Davy da Silva Paixão, Maicon Daniel da Silva Paixão, Zé Ricardo, Pedro César Ramos, Maurício Roboredo, Alci, Iramar Wildson, Isaac Mendes, José Neves, Bruno Saviotti e Cristiano Silva
Numa noite de lua cheia, a casa dos irmãos Bastar e André foi invadida por um sujeito estranho que, sem nenhum motivo, matou André. Bastar tentou impedir, mas viu apenas os olhos do assassino, que brilhavam como a lua. A partir desse dia, o criminoso volta sempre nas noites de lua cheia para levar a vida de Bastar. Agora chegou a hora de ele decidir se será a caça ou o caçador.

Black Power Jones
Igor Simões Alonso, Osasco (SP), 2012, 17 min
Elenco: Geraldo de Lima, André Cechinel, Silvana Veloso, Igor Simões, Rozênio de Nazareno, Arnaldo Gonçalves, Reginaldo Borges, Marco Raposo e Luiz Felipe
Década de 1970. Marginais e gente comum se divertem e vivem em função da grana fácil das apostas em lutas clandestinas. A lei não existe, o racismo é uma constante e os lutadores são os reis. Nesse cenário de violência e crueldade, vemos o vilão Block e seus capangas torturarem e aniquilarem todos que possam atrapalhar seu caminho. Esse primeiro episódio é apenas um prólogo do que está por vir.

Brasil, um País de 5%
Nerivaldo Ferreira e Johel Alvez Bright, Rio Real (BA), 2011, 36 min
Elenco: Flaviano Oliveira, Leka Kahandgi, Thamíris Gamma, Aline Nascimento, Solannge Alves, Gabriel Silva Filho, Victória e Dragão Marinho
De um lado, os que comem e bebem do bom e do melhor; de outro, a maioria que sobrevive dos restos e das sobras que viram lixo.

Como Irritar Dandies do Hardcore
Gurcius Gewdner, Rio de Janeiro (RJ), 2012, 16 min
Elenco: Mini Mulamba, Rachel B., Sarah Pusch, Arnoldo Tünner e Gurcius Gewdner
Um gato astronauta dá rasantes no espaço sideral enquanto revisa os melhores momentos de sua vida. Isso, poucos segundos antes de salvar o mundo, ao ser atropelado pelo meteoro que destruiria o planeta. Ao mesmo tempo, agentes criminosos internacionais tentam fechar os sites de download e adolescentes com câmeras inconvenientes incomodam uma banda de hardcore jovem.

DR
Felipe Guerra e Joel Caetano, Carlos Barbosa (RS) e São Paulo (SP), 2012, 12 min
Elenco: Joel Caetano, Mariana Zani e Oldina do Monte
Felipe é confrontado por sua esposa, infeliz com o casamento, e por sua sogra.

Entrega Especial
Rodrigo Brandão, Juiz de Fora (MG), 2006, 27 min
Elenco: Gabriel Almeida, Weiller Rodrigues, Felipe Barroso e Thiago Felipe
Recém-contratado como entregador, em seu primeiro dia de trabalho um rapaz acaba se envolvendo inadvertidamente em uma disputa entre máfias rivais.

Fatman e Robada
Rogério Baldino, Porto Alegre (RS), 1997, 32 min
Elenco: Leandro Assombroso, H., Romeu Pinto, Ricardo Silveira, Maverick Barroso, Luiza Souza, Artêmio Pinheiro, César “Coffin” Souza, Petter Baiestorf, Carlos de Anda, Ana Paula Soares, Alexandre Gomes, Félix Montebelo, Katlin Jeske, Marcelo Severo, Luis F. Estrazulas, Hermes Macedo, David Camargo e Carlos Giovani Rigon
Entediado com sua vida medíocre, o milionário Braulio Groselha tem um sonho com uma figura mascarada que o incita a combater o crime usando o codinome Fatman. Ele convoca seu mordomo, que se torna seu parceiro: Robada. A dupla dinâmica vira uma sensação no combate ao crime e alvo dos planos maléficos do Dr. Gore e seu capanga Karas. Após desafiar Karas e seus ajudantes ninjas, Fatman e Robada terão de enfrentar o gigantesco Monstro-Galinha.

Flor de Abril
Cícero Filho, São Luiz (MA), 2011, 110 min
Elenco: Dayse Bernardo, Eric Gaigher, Vinícius Fiamini, Diego Soares, Ana Eva Martins, Rosa Everton Jara, Paulo Batalha, Fernanda Garcia, Paulinho Oliveira, Kalebe do Vale, Tedd Mac, Regina Oliveira, Emanuel de Jesus, Dayse Bernardo, Brenna Lima, Socorro Gonçalves, Ivaldo Rodrigues e Anfrísio Lobão
Teresa é uma jovem ingênua, romântica e pobre, moradora do interior do Maranhão, que se apaixona por Chico. A família descobre seus encontros secretos e a obriga a casar. Sua vida vira um inferno: o marido bebe muito, é violento, ela engravida e nasce Miguelzinho. Para beber, Chico costuma roubar suas economias e, num desses roubos, o filho adoece e morre. Desolada, Teresa é mais uma vez agredida pelo marido e o mata.

Hipnose para Leigos
Chico Lacerda, Recife (PE), 2005, 6 min
Elenco: Artur Tavares, Giovanna Tavares, Ilka Tavares, Wilson da Fonseca e Roberto Tavares
Brincar com a hipnose pode trazer sérias consequências.

Jerônimo, O Herói Do Sertão
David Rangel, Paty do Alferes (RJ), 1996, 32 min
Elenco: Edson de Oliveira, Wladimir Valladares, Daniele Fontes, Claudio Petris, Jarbas Tavares, Flávia Moraes, Joaquim Petris, Marcos Bedê e Charlton Heston Moraes
Após receber uma fortuna pela venda de gado, um fazendeiro é assassinado. Seu filho, viciado em jogo, é preso como principal suspeito. Para provar a inocência do rapaz, Jerônimo sai ao lado de Moleque Saci em busca do verdadeiro assassino. Baseado em uma radionovela da década de 1950, o filme traz as vozes originais da trama.

Lua Perversa 2
André Bozzetto Jr, Pinhalzinho (SC), 2011, 18 min
Elenco: Petter Baiestorf, Coffin Souza, Alan Cassol e Elio Copini
Em uma remota região do Sul do Brasil, os irmãos solteirões Jones e João vivem em pé de guerra. Mas, quando surge a ameaça de um lobisomem aparecer em plena noite de Sexta-Feira Santa, eles precisarão deixar as desavenças de lado para enfrentá-lo. Ou não.

Mais Denso que Sangue
Ian Abé, Cabaceiras (PB), 2011, 15 min
Elenco: Fabiano Raposo, Gladson Galego, Kleyton Canuto e Natasha Dantas
Um forasteiro armado chega a Cabaceiras, interior da Paraíba, e se camufla na multidão que, naquele momento, comemora a Semana Santa.

Morte e Morte de Johnny Zombie
Gabriel Carneiro, São Paulo (SP), 2011, 14 min
Elenco: Joel Caetano, Charlene Chagas, Felipe M. Guerra, Mariana Zani, Ana Luiza Garcia, Chico Spagnolo e Jorge Miguel
Johnny Zombie é um mero engenheiro de plantão numa fábrica de pesticidas. Um gás tóxico vaza e, aos poucos, Johnny morre, ainda que esteja vivo.

Necrochorume
Geisla Fernandes, Dimitri Kozma, São Paulo (SP), 2012, 17 min
Elenco: Patrick MacGuinness, Elise Myasaki, Fabiana Ferlin e Pamela Jaque
Necrochorume é o nome do líquido proveniente da decomposição dos corpos e que pode misturar-se às águas destinadas ao consumo humano. As possíveis consequências disso são exploradas na história de Zeca, um jovem do campo que vai apresentar sua nova namorada à família.

O Cabra Bode
Milton Santos, Cícero Dantas (BA), 2011, 45 min
Elenco: Zetinho, Zezinho (Paco), Camila, Eutímio Carvalho, Jucy Carvalho, Raimunda, Marquinhos, Picolino, Tânia, Cristina, Elisângela, Grazielli, Clebinho, Berlinda, Ricardo, Conceição, Ronaldo, Daniel, Zé Perninha, Gordo, Hélio e Nizinho
Cabra vira bode ao comer a genitália de um bode sagrado e começa a assustar a região.

Onde Está Meu Rim?
Renato Dib, Manaus (AM), 2010, 1 min
Elenco: Aldenyr Coty “Rambú da Amazônia” e Renato Dib
Homem tira uma soneca no carro e enfrenta o pior dos pesadelos.

Roqui Son Contra o Extermínio Ambiental (trailer)
Renato Dib, São Paulo (SP) e Manaus (AM), 2012, 2 min
Elenco: Aldenyr Coty e Mariana Zani
Roqui mata dr. Bad e, com medo de represálias, a filha do vilão foge para São Paulo. O fantasma de seu pai surge então do inferno pedindo vingança. Enquanto isso, seu primo Rogério Bad liga de Manaus para a dra. Maga e pede a morte de Roqui, a qual ela prontamente autoriza.

Uma Vinchester para Três Tumbas
Arlindo Filho, Presidente Prudente (SP), 2012, 91 min
Elenco: Arlindo Filho, José Amilton, Beto Luchetta, Vandes Coelho, Amadeu Barbosa, Vagner de Oliveira, Florino Ribeiro, Osvaldo Moreno, Juvenal Neves, José dos Santos, Adilson Santana, Roberto Carlos, Aelson Francisco, Matheus Coelho, Willian da Silva, Anderson, Leonardo Luchetta, Danilia Bonine, Natércia Neves, Marcia Rissi, Marco Luchetta, Renato Cicilio e Elio Menese
Em uma cidade do velho México, um coronel e um xerife acham-se acima da lei. Eles matam e roubam os homens de bem do lugar. Quando a maldade não tem mais jeito, surge Jack Coller: um estranho com sede de vingança que volta do inferno para vingar a morte dos pais.

Vermibus
Rubens Mello, Guarulhos (SP), 2012, 25 min
Elenco: Elaine “Thrash” Oliveira, Bosco Maciel, Ivete Zani, Quezia Xavier de Oliveira, Castelo Hanssen, Felipe M. Guerra e Rodrigo PignatariApós perder os pais num acidente em Brasília, Lucila decide manter a “Casa dos Cordéis”, legado cultural e patrimônio da família. Com o passar do tempo, ela se vê envolvida numa trama macabra e sobrenatural, em que vida e morte se confundem.

Itaú culturalavenida paulista 149 – paraíso – são paulo sp (próximo à estação brigadeiro do metrô)
informações: 11 2168 1777
youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural |
atendimento@itaucultural.org.br

Related Posts with Thumbnails
2leep.com